VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

Reforma para brasileiro  ver
 Para o Legislativo a lista de transformações necessárias para seu pleno funcionamento em sintonia com o desejo do eleitor é longa. Começa pela discussão sobre o modelo de financiamento; a necessidade ou não da reeleição; o voto facultativo; o sistema eleitoral distrital, misto ou outro; os limites de gastos e o tipo de fonte de financiamento, público ou privado; o sistema de coligações; as cláusulas de barreira; a  questão polêmica da figura do suplente; as eleições para deputados no Mercosul; o recall para políticos ineptos, dentre outras mudanças urgentes. As reformas dos poderes Executivo e Judiciário dependem diretamente daquelas mudanças que, por ventura, vierem a ser implementadas no Legislativo.
Para começo de conversa é preciso fechar a porteira da “grande fazenda Brasil. Para o cidadão contribuinte importa o fim de todo e qualquer sigilo que envolva a aplicação do dinheiro público. Importa também o fim dos chamados cartões corporativos e dos gastos secretos.
Para uma população extenuada com uma pesada carga de impostos, nada justifica o segredo envolvendo os altos investimentos feitos pelo BNDES. Interessa também ao brasileiro uma máquina pública enxuta e principalmente um controle rigoroso e permanente sobre todos aqueles que lidam com recursos públicos. O que a sociedade anseia é maior respeito ao que é de todos.
Também a modernização no Judiciário dependerá, em grande dose, das reformas advindas do Legislativo. Para começar é preciso discutir sobre a necessidade de existência de alguns tribunais, com o eleitoral e militar. Com a relação ao modelo de nomeação para a mais alta Corte do país, é consenso entre muitos que a escolha e sabatina dos novos membros devem ser feitos pelos próprios integrantes do tribunal, evitando interferências políticas e principalmente, evitando que pessoas sem o notório saber jurídico componham o quadro da corte.
O aperfeiçoamento e abrangência da Lei da Ficha Limpa devem também ser valorizados como forma de peneirar, na origem, aqueles políticos negligentes com a lei. De qualquer forma é preciso dar um bom e vigoroso início ao processo de reformas, acertando logo os ponteiros do relógio da ética histórica com a nação . De outro modo pode-se afirmar: façam logo a reforma , antes que o povo a faça a partir das ruas.
A frase que não foi pronunciada:
“Uma pena que haja um empenho tão grande do governo brasileiro em defender um traficante de drogas internacional até fazendo retaliação ao país, que com leis duras, protege a sua população das drogas.”
Do folhetim Chega de Hipocrisia
Hoje
Na rebarba do bloco dos sujos a intenção é acabar com  a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto que abrange a Chapada dos Veadeiros. Brasília se reúne no Jardim Botânico para protestar sobre o assunto nesse domingo. Dia 25 o Conselho Consultivo da APA em Colinas do Sul se reúne às 9h para decidir o destino das cachoeiras e do cerrado.
Na real
Circula pela Internet que depois do resultado na Sapucaí o pai perguntou ao garoto. “E aí filhão? Que escola você queria ver campeã em 2015?” Meio tristinho o garoto respondeu: “A pública, papai.”
Pois é
Neguinho da Beija Flor declara ao grupo RBS que “Se hoje temos o maior espetáculo audiovisual do planeta, agradeça à contravenção.” Afinal ele falava só do carnaval?

Competência e simpatia
Jeanne Maz, respira arte e é talentosa escritora e dedicada neurologista infanto juvenil. Ela acaba de ser convidada para escrever dois capítulos para a nova edição do Tratado de Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.  Um dos temas é o autismo, sua paixão.
Revolta
No Shopping Pátio Brasil 5 homens da patrulha de Operações Especiais chamavam a atenção de todos, quando passavam. Foram lá pegar um moleque que roubou um celular. Quando a garota do quiosque da Mac Donald’s viu a cena comentou: “Bestão. Vem trabalhar de escravo com a gente em vez de roubar!”
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin