VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br   

Interina: Circe Cunha   
Colaboração Mamfil  

Qual é o Plano?   “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. Constituição Federal de 1988, artigo 196.    Ninguém duvida hoje no Brasil de que os planos de saúde e o sistema , como um todo, necessitam urgente de um check-up completo. O assunto é complexo e não dá para alinhavar diagnósticos superficiais que resultem na rápida melhora do sistema. De todo o modo, o que se apresenta logo na linha de frente é uma batalha declarada envolvendo todos os sujeitos desse conjunto. Médicos, pacientes e planos de saúde não se entendem. Os médicos se dizem explorados pelos planos. Os pacientes idem e, para isto recorrem à justiça sempre que os planos se negam a cobrir determinados exames. Os planos reclamam que os médicos pedem exames demais para justificar a superficialidade nos atendimentos. Na ponta desses confrontos, quem acaba ganhando são os laboratórios, que nunca lucraram tanto como agora e os fabricantes de remédios, que vendem como água. Com um sistema desestruturado dessa forma, não é surpresa para ninguém, que mesmo , operando com grande soma de recursos, as operadoras de planos, volta e meia, pedem concordata e se declaram falidas,  como ocorreu a pouco com a Unimed de São Paulo, deixando mais de 740 mil clientes sem cobertura. Pairando sobre esse cenário caótico a Anvisa e principalmente a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aparelhadas, como de resto todas as agências reguladoras, são sempre as últimas a reconhecer o caos e a adotar , a tempo, medidas saneadoras. ­As operadoras de saúde são responsáveis hoje pelo atendimento de mais de 50 milhões de brasileiros. Trata-se de um número considerável de clientes/pacientes, capaz de fazer brilhar os olhos de qualquer  grande empresa do setor, mesmo as multinacionais.  Noutra ponta, o sistema público de saúde absorve hoje cerca de 3,6% do Produto Interno Bruto, menos que europeus e canadenses que gastam até 6% do  PIB com o setor. Criado em 1988 o Sistema Único de Saúde (SUS), apesar do brilhantismo revolucionário de sua formulação e das suas potencialidades, ainda não surtiu plenamente os efeitos esperados. O problema ainda é o baixo nível de investimentos. De acordo com especialistas do setor, é necessário ainda um acréscimo de mais de 60% para deslanchar uma melhora efetiva na saúde pública. Ocorre que o problema não é só de recursos, a má gestão da gigantesca estrutura contribui com parte significativa para o emperramento da estrutura, incluídos aí também , os desvios e a corrupção generalizada. Somados os investimentos públicos e privados, o país gasta em torno de 8,4% do PIB em saúde, valor abaixo  da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que aplicam 9% e muito abaixo dos 16% que investem os Estados Unidos. Para muitos especialistas, o nível de investimentos no setor saúde no Brasil , tem uma defasagem de mais de 30 anos em comparação com países mais desenvolvidos. Quando essa comparação é feita com base no PIB per capta , essa defasagem pula para mais de meio século. Pior é quando se compara indicadores de saúde, como mortalidade infantil, expectativa de vida  e outros, nosso sistema possui hoje um nível de desenvolvimento igual ou inferior aos que os países desenvolvidos tinham lá na década de 60. De toda a forma, o consenso geral é de que não é possível ser um país de primeiro mundo sem qualidade em saúde pública. Somos a oitava economia do mundo, mas o 78º em mortalidade infantil. Na Inglaterra, respeitadas todas as demais características, talvez esteja aquele modelo de saúde mais passível de ser tomado como exemplo, caso se busque também copiar um sistema de saúde considerado realista, bem estruturado e com longa data de funcionamento. O National Health Service (NHS) como é conhecido o sistema de saúde pública naquele país, possui características que se assemelham ao nosso SUS.  Integra mais de 1,3 milhões de pessoas, atendendo a cerca de 1 milhão de usuários a cada 36 horas. È por isso, considerado o maior sistema de saúde pública do planeta e uma quase unanimidade entre os britânicos. A universalidade de seu atendimento, a turistas, refugiados (legalizados ou não), estudantes e outros, é reconhecida e saudada  pela excelência dos serviços que presta. Naquele país é comum que o cidadão , mesmo o de elevada renda, com um bom pano de saúde, recorra aos NHS para ser  atendido,  apenas por um detalhe fundamental .. a confiança e o nível de excelência e profissionalismo dos médicos.  Num diagnóstico ligeiro, mas nem por isso certeiro, fica patente que faltam coragem cívica as lideranças do país para por fim a indústria de saúde e sucateamento dos hospitais públicos. A solução, a curto prazo, passa pela convergência de todo sistema  a universalidade de atendimento ou seja, nenhum brasileiro pode ficar sem o devido atendimento, em qualquer hospital, por qualquer motivo, conforme prevê o art.6º da Constituição. No  guiadedireitos.org, , no item referente  à saúde, estão relacionados todos os direitos   assegurados pela Constituição e que deveriam estar e não estão, afixados nos hospitais e centros de saúde pública. 

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