VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Chama que apaga

Na vida como na política, as causas antecedem as consequências. No caso da política, principalmente no Brasil, as mudanças se operam com a rapidez de nuvens empurradas por fortes ventanias. O que está acima vem a baixo pelo peso da sucessão dos fatos. O que era grande, apequena-se e evapora como água. Basta lembrar da antiga Arena, partido postiço que pretendia dar ares institucional ao governo militar. Naqueles tempos era festejado e proclamado comoo maior partido do Ocidente, praticamente indestrutível.No entanto, bastou abrirem-se as frestas de luz da redemocratização e o que era um imenso porão mofado, foi inundado pelos ares profiláticos das mudanças e desapareceu. Hoje a Arena é apenas um pequeno lembrete num canto de página da história. O fator de desgaste do Poder, não pode ser ignorado. Nada escapa a esse buraco negro. O mesmo vai se dando com o Partido dos Trabalhadores. Abatido em parte pelos projetos do escândalo do mensalão, sobreviveu graças a inanição da oposição. Pelo do crime de ser apanhado em flagrantefoi abandonado por parte daqueles integrantes que ainda sentiam remorso e tinham compromisso em cumprir as obrigações sociais. Sentiam inclusive um certo temor das possíveis punições. Não tentaram em momento algum dar explicações plausíveis para explicar as razões de situações de conflito com a lei.  Nesta ocasião o neologismo refundação ganhou as manchetes, mas logo foi enterrado pelo núcleo duro da legenda. No aguardo das consequências desastrosas pela gestão da maior empresa estatal do país, mais uma vez o partido se vê na antessala dos aflitos. O sinal de que os fatos ameaçam a repetir o mesmo destino que abateu a Arena foram dados pela eleição da nova presidência da Câmara dos Deputados. O deputado Eduardo Cunha, de quem a Presidente Dilma não escondia o asco, e a quem não recebia em audiência, é hoje o terceiro nome de importância no organograma da República. Eleito, já mandou avisar que como presidente de um dos poderes do Estado, seus entendimentos com o Executivo serão feitos apenas diretamente com a Presidente, sem a intermediação transversal de assessores. É o troco do destino pela soberba de um partido que sempre fez dos palácios do Planalto e daAlvorada um anexo de luxo para a legenda.

A frase que não foi pronunciada: “Chegada dos auditores internacionais independentes.” Anotação imaginária na agenda de uma secretária da cúpula da oposição

Lástima Recebemos uma carta encaminhada e assinada por Ronan S Custódio, aluno de Direito do Iesb. Está informando sobre o golpe da empresa que recebeu para fazer a festa de formatura da turma. Cada vez mais seguras da falta de punição os estelionatários abrem o leque de armações. Recebem o dinheiro suado da turma e anos depois, no grande momento, somem.

Vida banalizada Nas notícias do trânsito em São Paulo, Rio e Brasília é gritante a ordem de prioridades dada pelos repórteres. Primeiro o acidente, o transtorno que vai causar e de vez em quando se lembram de informar sobre a vítima.

Foi-se Uma cerimônia pomposa sem a presença do público. Assim foi comemorada pelos eleitores a chegada de seus representantes no Congresso. Hoje é raro ver o parlamentar que estufa o peito no meio do povo aguardando olhares admirados e respeitosos.

Tênis Vendo que em todos os jogos o ídolo Guga comia uma banana, Vinícius encarou com naturalidade quando jogavam banana aos atletas brasileiros. Pensou que se tratava de uma força para jogarem melhor. Quando entendeu que chamavam de macacos, ficou horrorizado.

Chute Anos depois, em uma viagem de trem, uma criança negra, de 3 anos chorava de fome. Vinícius levava 3 bananas na sacola. Não quis ser mal interpretado. A criança continuou o choro pelo resto da viagem. Isso é o que fazem quando chamam a atenção para a cor da pele.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin