VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Brasília vista de cimaToda boa análise de uma conjuntura, se inicia com o conhecimento  do todo, para em seguida, se aproximar dos detalhes e conferir unidade e sentido ao conjunto. Com as cidades, ocorre exatamente isto. É preciso, antes de tudo, uma visão geral das ruas, avenidas, bairros, parques, prédios públicos e outras construções , para se processar qualquer intervenção racional  no tecido urbano.Notícia dando conta de que o GDF irá abrir licitação para a realização de um levantamento aerofotogramétrico de toda a área urbana da cidade vem em boa hora,  já que o último mapeamento aero fotográfico foi feito há quase duas décadas e já não corresponde, portanto,  ao retrato atual de uma capital que se expande em ritmo frenético.Vista de cima, a grande Brasília , passados meio século de sua fundação, é outra cidade, com outros problemas, distante daqueles propósitos iniciais que caracterizaram o modernismo das décadas de cinquenta e sessenta. O mapeamento aéreo é ferramenta fundamental para todo e qualquer trabalho de urbanistas e de outros profissionais que lidam com a segurança, saúde e a organicidade das cidades, considerada, por muitos, um organismo vivo, que cresce, se expande , envelhece e morre.A utilização dessa ferramenta para aperfeiçoar o planejamento da ocupação do território, antevendo áreas que poderão ou não servir para futuro adensamentos  é de grande importância não só  para o futuro da capital, mas, sobretudo para o futuro, com qualidade de seus habitantes.Quando das discussões sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), – feitas de forma atabalhoada para atender à interesses de políticos espertalhões aliados à empresários gananciosos  , as únicas vozes discordantes,  partiram justamente daqueles urbanistas sérios que insistiam no levantamento aéreo prévio das áreas em discussão.As possíveis variáveis que se abrem com esse mapeamento vão desde a recuperação de nascentes aterradas, passando pelo enquadramento daquelas invasões invisíveis, feitas pelo comércio e pelas residência nas margens do Lago Paranoá, até aos estudos que apontarão precisamente para onde a cidade pode se estender com segurança.Certamente a população espera que o governo use esse levantamento com intenção mais nobre do que só cobrar IPTU.

A frase que não foi pronunciada:“ Minha ideia de paraíso é andar livremente nas ruas sem ouvir opiniões.”Presidente Dilma, com os seus pensamentos , suspirando na poltrona 

LuauPela primeira vez a comunidade do ParkWay é mobilizada para um lual. Nessa Sexta-feira a partir das 20h, no espaço Don Quixote entre as quadras 27 e 28 o músico morador na área Stênio Neves, animará o encontro. Roosevelt Vilela, o administrador enaltece a iniciativa que proporcionará um convívio entre os moradores.

ABBPLançado em cerimônia na Câmara Legislativa o portal da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política. No Comitê de Imprensa da CL a presença é constante. As fontes são os próprios deputados que aproveitam a disseminação rápida das notícias. Na cerimônia, estavam 40 blogueiros, deputados, secretários do Governo de Brasília e o Presidente do Tribunal de Contas do DF, Conselheiro Renato Rainha. 

NovidadeCEB divulga a novidade do atendimento pelo celular. Baixando o aplicativo da companhia,  será possível acessar a  2ª via da conta de luz ou código da barras das contas em aberto além de solicitar religações normais e de urgência. Por este meio a falta de energia também poderá ser comunicada. A CEB será notificada com rapidez, mas pede alguns dias de prazo para poder solucionar as solicitações. 

Para melhorPor falar em tecnologia, a justiça é uma área que será totalmente modernizada. Em princípio o novo Código de Processo Civil prevê até citação pelo whatsapp, como fez o  juiz de Direito de Presidente Médici, em Rondônia, que despachou em ação de cumprimento de sentença para que a autora fosse intimada “pelo meio menos oneroso e rápido”.  

MigalhasPrestes a passar pelo plenário da Câmara uma emenda prevê a proibição da atuação de advogado em tribunal onde também trabalhem parentes  de até segundo grau.

Ilegal Volta à discussão o Transgênico. Projeto que modifica as normas de identificação de transgênicos vai de encontro ao direito constitucional. A afirmativa é do procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes em audiência pública no Senado.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin