VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

 Mundo carece de coerência          Na foto em que o presidente da Bolívia, Evo Morales, entrega ao Papa Francisco um Cristo crucificado sobre uma  foice e martelo, símbolo máximo do ateísmo comunista, a expressão surpresa e séria do pontífice contrasta com alguém que acaba de receber uma lembrança de visita.Para a comunicação social do Vaticano, o Papa teria dito a frase:” isso não está bem”.  Gafes a parte, o discurso de Francisco, pelos países da América Latina que visitou, serviu como uma luva no atual cenário político que predomina no continente. Ao insistir na temática da mudança, problema que o Papa enxerga como comum à toda a humanidade ele fez um apelo para que todos reconheçam que o mundo atual não está bem.”     Reconhecemos nós que as coisas não andam bem num mundo onde há tantos camponeses sem terra, tantas famílias sem teto, tantos trabalhadores sem direitos e tantas pessoas feridas na sua dignidade. O que, a primeira vista, poderia parecer um discurso de candidato político em campanha, mostrou-se logo coerente com a pregação do Santo Padre pelo planeta: “Pergunto-me se somos capazes de reconhecer que estas realidades destrutivas correspondem a um sistema que se tornou global.   Reconhecemos nós que este sistema impôs a lógica do lucro a todo o custo, sem pensar na exclusão social nem na destruição da natureza?” . Quis o destino que o atual mandatário da Igreja Católica, fosse alguém oriundo do continente sul americano, sabedor pois, das mazelas políticas que desde sempre assolaram estas bandas. As mudanças que prega Francisco vão além daquelas propostas pelo establishment, sobretudo aquelas vendidas pelos populistas que infestam o continente atualmente. O discurso do papa Francisco é harmônico quando se vê as ações do pontífice. Não se pode desprezar a visão global adquirida por este pastor da Igreja, pois, da sua peregrinação pelo mundo, principalmente junto as populações mais sofridas, Francisco vem colhendo dados que o autorizam a formular a tese de que a destruição do ecossistema , aliada ao alargamento do fosso entre ricos e pobres, acentuada pelo consumismo desenfreado, ameaçam a humanidade indistintamente, globalmente. Em sua pregação pelo mundo, Francisco acredita que:  “A mudança concebida, não como algo que um dia chegará porque se impôs esta ou aquela opção política ou porque se estabeleceu esta ou aquela estrutura social. Sabemos, amargamente, que uma mudança de estruturas, que não seja acompanhada por uma conversão sincera das atitudes e do coração, acaba a longo ou curto prazo por burocratizar-se, corromper-se e sucumbir.” 

A frase que FOI pronunciada:“Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.”William Shakespeare

AgendaAmanhã é dia de abertura da temporada oficial 2015 da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Mas atenção! O concerto será no Santuário Dom Bosco com entrada franqueada ao público. Os 35 anos da OSTNCS serão comemorados  em parceria com a Embaixada da França.

No concertoCompositores e cantores franceses marcarão o evento. A soprano franco-libanesa  Rima Tawil será a solista da noite e interpretará árias famosas de Jules Massenet, Georges Bizet, Giaccomo Puccini entre outros compositores. A regência será do Maestro Titular da OSTNCS Cláudio Cohen.

ReleaseMais uma vez o BRB apóia o Torneio de Vela Adaptada. A competição vai ser hoje “Na Praia”. Da raia náutica vão participar 16 paratletas. A regata comemora a Lei que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionada na segunda-feira (6), pela Presidente da República. A proposta é assegurar os direitos das pessoas com necessidades especiais, promover a equiparação de oportunidades, maior autonomia e garantia de acessibilidade no país.

 PropostaUm projeto de lei do deputado distrital Wellington Luiz propõe que a redução proporcional do IPTU aos proprietários de imóveis residenciais e terrenos que adotarem medidas que estimulem a proteção, preservação, e recuperação de meio ambiente.

ImpaQuarta feira vai ser um dia interessante na Câmara dos Deputados. Cientistas brasileiros vão explicar aos parlamentares a importância do aprendizado da matemática. Foram convidados para responder à pergunta “Por que aprender matemática?” o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Marcelo Viana; e o professor Arthur Ávila, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Quem éCom 35 anos de idade, Ávila recebeu em agosto do ano passado a medalha Fields, conhecida como o “Nobel da matemática”. A entrega do prêmio ocorreu na abertura do 27º Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul, na Coreia do Sul. Ávila é o primeiro ganhador do prêmio na América Latina.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin