VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

Conduzindo a Nação na lei e na dignidade I
São comemorados os trinta anos do retorno do país à normalidade institucional. Depois de 21 anos de regime militar, a fadiga do Estado levaria às ruas de todo o país a maior campanha popular já vista no Brasil . O movimento Diretas-Já inflamou o país e, na esteira das mudanças “lentas e graduais”  que já vinham sendo feitas. Tancredo Neves foi escolhido vencedor no Colégio Eleitoral e a história tomava outro rumo. Era o retorno do poder para as mãos da sociedade civil. A Nação estava, enfim, pacificada. Os exilados retornaram, a anistia foi acordada para todos. Neste clima de festividade cívica, quis o destino que Tancredo viesse a falecer. Mais uma vez, a história da vida real em suas reviravoltas alterava a ordem das pedras no tabuleiro. Aos trancos o Brasil foi reaprendendo a conviver com a democracia e, de alguma forma,  ainda segue neste aprendizado.  Da posse que não houve, naquele longínquo 1985, ficou grafado para sempre o texto do discurso que Tancredo faria em março daquele ano ao assumir o cargo e que por seu conteúdo inspirado,  ainda é atualíssimo. O texto vale ser lembrado também nestes tempos áridos de grandes estadistas e de decepções generalizadas da população com a sequência contínua de escândalos envolvendo a classe política.

A frase que  foi pronunciada:
”O princípio dos Princípios é o respeito da consciência, o amor da verdade.”
Rui Barbosa

Chega
Em São Paulo houve uma audiência pública como parte das atividades de uma CPI da Assembleia Legislativa do Estado para ouvir dos estudantes os relatos sobre as práticas violentas de trotes. Escatologia, nudismo humilhações e drogas em festas visando estupros. Esses são os futuros profissionais que atenderão as necessidades do mercado. Se as universidades insistem em ser coniventes com a prática é o momento de as Secretarias em defesa das mulheres entrarem em ação.

No ponto
Na realidade o que faz com que essa conivência das reitorias seja clara e cristalina é o poder de voto que os alunos têm.

Questionável
Em Belo Horizonte uma “taxa de expediente” vem infiltrada na conta do IPTU. Retirando o boleto pela internet essa taxa não sai nos itens de cobrança. Em Brasília o cidadão pagar por taxa de iluminação pública ou por esgoto é discutível na Justiça. Os impostos pagos já contemplam investimentos em iluminação ou saneamento básico.

Educação
Relatório do Institute of Internacional Education mostra que entre 2013-2014 mais de 13 mil brasileiros estudaram nos Estados Unidos. Houve um aumento de 22% em relação ao ano anterior.

Pelo país
Coral do Senado fará uma apresentação de gala nesse domingo representando o país no Carnegie Hall em Nova York. No repertório a Missa Tango do compositor argentino Marco Palmeri. Aos afobados uma informação preciosa. Os cantores pagaram as passagens e hospedagem do próprio bolso para que o Brasil pudesse ter sua bandeira no palco.

Vigilância
Chikungunya ronda o Guará. A primeira suspeita da doença é investigada pela Secretaria de Saúde do DF. Por falar nisso, dona Quênia Cristina de Oliveira diretora de Vigilância e Saúde poderia enviar uma equipe para colher amostras da água verde da piscina da última casa no conjunto 8 da QL 2 do Lago Norte. A situação ali é preocupante.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin