Secretaria dos pedestres

Publicado em Íntegra

VISTO, LIDO E OUVIDO – Secretaria dos pedestres

Criada por Ari Cunha desde 1960

jornalistacircecunha@gmail.com

com Circe Cunha e Mamfil

 

Bairros residenciais, embora essa nomenclatura não se aplique à Brasília, devem, para se constituir em áreas humanizadas, obedecer a certos parâmetros de ordem urbanística. Entre essas exigências, talvez, a mais importante seja a construção de calçadas, amplas e bem planejadas, de forma a permitir livre circulação de moradores e visitantes. As calçadas foram, desde o tempo da colonização romana, o principal elemento de ligação e de integração entre povos.

É possível afirmar até que sem a pavimentação de milhares de quilômetros de vias de pedestres, o Império Romano não teria a capacidade que lhe permitiu dominar outros povos e culturas por todo o continente Europeu. Um bairro sem calçadas bem planejadas perde a sua principal característica humanizadora, que é a de integrar as famílias que ali vivem, permitindo o estabelecimento de relações. A falta de calçadas acaba aprisionando as pessoas dentro de casa, transformando o endereço em uma ilha fechada isolada.

Não é por acaso que as calçadas são, por sua importância, um elemento identificador de progresso, de conquista cidadã e, sobretudo, de civilização. Se as superquadras, dentro do polígono do Plano Piloto, são bem equipadas de bons e extensos calçamentos para os moradores, o mesmo não ocorre em outras áreas. Mesmo aquelas ,cujo o endereço e localização privilegiada, pagam as mais altas taxas de impostos e contribuição. São os casos dos lagos Sul e Norte. No Lago Sul, onde a situação das calçadas, embora não seja a ideal, ainda permite a circulação de seus moradores com certa facilidade. Mesmo assim, nas ruas ou conjuntos o acesso às casas só pode ser feito pelo asfalto, compartilhando o espaço com carros, no asfalto.

Moradores, principalmente cadeirantes e idosos, ao sairem de casa para poder alcançar as calçadas mais próximas, têm de fazê-lo pelo asfalto, uma vez que elas não existem nesses locais. Os riscos são grandes. Mas é no Lago Norte que o problema com a falta geral de calçadas públicas é mais grave, porque não existe na quantidade necessária  nem com a qualidade de desenho exigido pelo bom urbanismo. Apesar de ser classificada geograficamente como uma península, a verdade é que o Lago Norte é uma ilha fechada numa ilha.

A falta de calçadas adequadas mantém as pessoas ilhadas dentro de casa. Nas localidades onde as calçadas existem, a má qualidade do piso, o pouco espaço, sempre estrangulados por postes e outras barreiras e totens de localização, impedem a livre circulação de pedestre e chega mesmo a inviabilizar qualquer tentativa de circulação de cadeirantes e idosos. Surpreendentemente é justamente em área com maiores tributos aos moradores que não se tem esse conforto fundamental.

Fossem tomados como indicadores de civilidade apenas os equipamentos urbanos, como calçadas adequadas, é certo que o Lago Norte poderia ser classificado como um bairro em estágio primitivo de evolução. O problema é antigo, e não têm sido tomadas medidas para resolvê-lo. Além da conhecida má vontade das autoridades, é sabido que até os moradores têm culpa por essa situação precária, uma vez que em muitos endereços nessa região ainda é comum verificar a invasão e avanços sobre as áreas públicas, o que contribui para o estreitamento de muitas ruas.

Com todo esse impasse, entre governo e moradores o Lago Norte, em pleno século 21, ainda é um bairro sem esse elemento básico e humanizador representado pelas calçadas. Quem sabe algum governo no futuro se convença da importância vital das calçadas para a qualidade de vida das populações e estabeleça até uma Secretaria das Calçadas e dos Pedestres.

 

» A frase que foi pronunciada

“A calçada é a parte humanizada do projeto.”

Jan Gehl

 

Fluxo

Depois de pronta a obra da Estrutural, certamente será um destaque na cidade. Por enquanto, em meio às obras, durante o engarrafamento no começo e no  fim do dia, fluxo que consome mais de hora e meia na travessia. Não há nenhum agente público no local para dar mais agilidade ao trânsito no local.

 

FCEB

Parece incrível que, em tempos de crise como os nossos, as luzes das Quadras 14 até a 17 no Park Way permaneçam acesas durante todo o dia sem que haja providência. Isso é um desrespeito à população.

 

Indústria

Amplamente vendidos na América do Norte, os suplementos alimentares para a melhora da visão foram proibidos no Brasil. Depois disso, pacientes começaram a se unir para dar a resposta para a proibição. A pesquisa começa com o número de cirurgias de catarata que não deram certo, prescrição para óculos não seguidas e altos preços das cirurgias.

 

História de Brasília

Enfim. Reduza o consumo em sua casa, no horário das 18h às 22 h. Faça isto voluntariamente, se quiser, pelo menos, durante o mês de março, e vamos esperar pelo que possa vir a acontecer.  (Publicada em 22/3/1962)

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