País estranho, este Brasil

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

com Circe Cunha e MAMFIL

colunadoaricunha@gmail.com

 

Entidades que poucos sabem de onde saíram, a quem servem e com qual propósito, adquiriram, não se sabe como, presença diuturna na vida de todos, de onde sorvem silenciosamente até o último centavo de cada brasileiro. Estão nesse rol de fantasmas do além, mas com uma fome concreta por dinheiro, entidades como os cartórios — todos os cartórios, não importando a denominação. Eles são resquícios de um país colonial e obrigados, portanto, a se submeter aos caprichos da burocracia parasitária da metrópole de então. Os cartórios são, ainda hoje, o retrato acabado do atraso e que só trazem benefícios para seus herdeiros diretos, constituindo-se, isso sim, em um elemento a mais para o chamado custo Brasil.

É justamente à sombra da burocracia kafkiana que estamos submetidos desde sempre, que medram esse e outros seres protegidos por uma legislação, confeccionada sob medida para cada um. Essas entidades só sobrevivem graças à boa vontade das autoridades,  à indiferença e ao desconhecimento da maioria dos brasileiros.

Assim também acontece com o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat), estabelecido pela Lei nº 6.194 de 1974 e administrado por uma tal Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT S.A. Outra verdadeira mina de ouro, instalada justamente num país recordista mundial de acidentes de trânsito. Da montanha de dinheiro recolhida anualmente por esse consórcio, ninguém tem notícia. Uma coisa é certa: nenhum centavo é gasto para manter as estradas e rodovias em condições de segurança e trafegabilidade, já que são elas as principais causadoras de danos pessoais por todo o país.

Outro fantasma onipresente atende pela sigla de Ecad, ou mais precisamente Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, uma instituição privada, regida pela Lei nº 12.853, de 15 de agosto de 2013, que atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais. De saída é preciso verificar que os próprios músicos que seriam, em tese, os beneficiários desse escritório, demonstram simpatia por esse organismo, verdadeiro espectro do parasitismo. Alvo de diversas CPIs inacabadas, sempre por suspeitas de falta de transparência na arrecadação e na distribuição, formação de cartel e abuso na cobrança de direitos autorais, o Ecad vive do talento alheio, do qual retira fortunas.

Outra entidade, que muito bem poderia integrar o mundo do além, mas que se vira contra os vivos, é a “empresa de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios” e que integra uma multinacional com atuação em vários continentes, sendo a líder mundial em serviços de informação. Uma incógnita de dimensões globais. País estranho, povoado de assombrações ainda mais estranhas.

 

A frase que foi pronunciada

“Nossas crianças são escravas  do CEP e CF dos pais.”

Senador Cristovam Buarque (PPS/DF) sobre federalizar a educação de base, durante reunião da CE, ontem

 

Ocupação

Hoje, o administrador do Park Way, Roosevelt Vilela, conversará com a comunidade sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), que vai estipular regras de construção no interior dos lotes. A reunião será às 19h, no Ginásio de Esportes do Núcleo Bandeirante.

 

Festa

No próximo dia 2, das 8h ao meio-dia, o Viveiro Comunitário do Lago Norte, na QL 6, receberá os moradores para celebrar dois anos de atividades. A Associação de Meliponicultores montará um estande com abelhas sem ferrão, degustação de mel e distribuição de mudas. Várias atividades para a criançada, como oficinas de pipas e contos, pintura de rosto. A inauguração do Bosque dos Pioneiros será em outra data.

 

Poluição

Logo na entrada do Lago Norte, ainda na Pontes do Bragueto, há um outdoor que ofusca a visão dos motoristas. Esse tipo de propaganda deveria ficar longe de pistas perigosas, curvas e lugares com engarrafamento. Seria sensato.

 

Release

No Brasil, a GM foi a primeira montadora a instalar sistema fotovoltaico, na sua unidade de Joinville. A unidade tem capacidade de geração de 300 kWh e gerou, apenas em 2015, 195 mil kWh de energia elétrica. Ainda em 2015, além do sistema de geração própria, a GM do Brasil utilizou seu portfólio de energia para suprir as operações em 12.358 Megawatt por hora.

Perigo

Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou a proposta que exige cobertura para celular em rodovias. O deputado Márcio Marinho não faz ideia de como essa iniciativa colocará em risco a vida de milhares de turistas, conduzidos por motoristas de ônibus que teimam em falar ao celular enquanto dirigem.

 

História de Brasília

As pessoas que entendem de trânsito no Batalhão da Guarda Presidencial precisam saber que a Praça dos Três Poderes foi construída de maneira a não necessitar qualquer interrupção de tráfego, por ocasião das solenidades.(Publicado em 29/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin