Rios da vida

Publicado em Íntegra

Desde tempos imemoriais e por motivos óbvios, a humanidade buscou se estabelecer e desenvolver as cidades ao longo dos cursos de água potável. Dessas civilizações antigas, fundadas às margens dos rios (civilizações potâmicas), o destaque são os egípcios, ligados ao Rio Nilo; os mesopotâmicos, fixados no vale fértil entre os rios Eufrates e Tigre; e os indus, assentados ao longo […]

Rendimento

Publicado em Íntegra

Missiva do professor Davi Moreira que aproveitamos para informar nossos leitores mostra a falta de estrutura das escolas públicas do DF. Ele observou que o calor afetou o resultado das provas. Mais da metade dos alunos não conseguiu alcançar a média de cinco pontos. A família precisa se inteirar do que se passa na escola. Para bom rendimento, além da […]

Ano que vem

Publicado em Íntegra

As escolas públicas poderiam adotar o Dia dos Professores para homenageá-los. Diretores, alunos, funcionários e, principalmente, os pais teriam a chance de externar os agradecimentos pelo progresso dos filhos. Medalhas, prêmios e reconhecimento também refletem na educação.

Calor

Publicado em Íntegra

Segundo a Norma Brasileira nº 17 ( NR 17), a temperatura ideal para uma sala de aula deve estar entre 21º e 23ºC, e o nível de ruído, em 50 decibéis. Apesar da recomendação, é difícil encontrar na capital do país uma sala de aula que tenha sido objeto de preocupação ambiental em sua construção e ofereça conforto adequado aos […]

Parceria

Publicado em Íntegra

Para combater o desconforto da sala de aula e mostrar que é possível maior rendimento em ambiente confortável, o professor de português Davi Moreira conseguiu, em junho de 2013, com ajuda de um deputado federal de Goiás, Pedro Chaves, 10 aparelhos de refrigeração do ambiente para o CEF 4 de Planaltina. Agora cabe a pergunta: E as emendas de Orçamento […]

JTD

Publicado em Íntegra

» Dados divulgados no documentário O sacrifício dos inocentes” (íntegra em www.atvdopovo.com.br ), do Jornal Tribuna Distrital, mostram que, em 2012, 19% dos alunos da Educação de Jovens e Adultos abandonaram a escola sem concluir a modalidade e 19,8% não foram aprovados. No ensino fundamental, 5.747 alunos abandonaram as escolas e 41.060 foram reprovados. Em Planaltina, por exemplo, em 2012, […]