Ou renasce das cinzas ou volta do coma

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil

colunadoaricunha@gmail.com;

Charge: ivancabral.com
Charge: ivancabral.com

         Por trás da violência, falta de Educação, Saúde, Transporte, principalmente para as famílias de baixa renda, está a famigerada corrupção em todas as instâncias, desde a urna eletrônica, que ainda é uma incógnita, até os eleitores que aceitam vender o voto.

     Não é só a inaptidão da máquina pública em gerir os recursos da renda nacional. Não existem fórmulas econômicas eficazes e duradouras que sejam capazes de debelar a infestação provocada pela corrupção, enquanto não forem feitas as mudanças na estrutura do Estado e no seu arcabouço jurídico, de forma não só a estancar a hemorragia do dinheiro do contribuinte, mas deter, na origem os desvios, quaisquer que sejam, mesmos os mais insignificativos. Protegidos pelo odioso e necessário instituto do foro privilegiado, cobertos pelo manto amigo da justiça, através dos mais caros advogados do país e contando ainda com o espírito de corpo, nossos políticos, são o que são e agem como agem, por causa de um detalhe que passa quase imperceptível aos nossos olhos: eles são a nossa imagem.

        Para tanto, foram alçados a essa posição por nossa vontade expressa. Nossos corruptos são tantos e tão variados que para cada um que a justiça consegue por as mãos, outros tantos se apresentam para assumir o lugar.

        As imagens de assassinatos covardes, de desavenças odiosas entre ideologias diferentes, de prisões de corruptos que ainda se acham intocáveis mostram um Brasil se debatendo em agonia em busca de uma democracia limpa.

      Por aqui os partidos funcionam como uma espécie de clube fechado, onde as lideranças se comportam como donas da sigla, sem obediência alguma às normas do estatuto e onde prevalecem as atitudes corporativas, mesmo que estas afrontem o eleitor e a ética. Na realidade os partidos não representam ninguém, além deles mesmos e de seus interesses imediatos.

      De um modo geral, o que se tem são políticos que adentram para esta atividade unicamente para enriquecer, tamanhas são as oportunidades postas ao seu desfrute. Financiamentos públicos, fundos partidários e agora os chamados fundos eleitorais, tudo isso sem contar com as infinitas regalias financeiras obtidas com o cargo, além, é claro da prerrogativa de ser investigado, sine die, por instâncias superiores da justiça.

        As gigantescas manifestações de rua que se sucederam por todo o país, deixam clara a insatisfação da população com os políticos e principalmente com suas legendas. Pesquisas de opinião pública asseguram que os políticos e suas siglas estão entre os campeões de desconfiança. Muitos políticos, conhecedores desse fato, evitam aparecer em aglomerações públicas, com medo da reação das pessoas. Com o todo o volume de denúncias que vem ocorrendo, por conta dos escândalos de corrupção, não se observa modificação no comportamento dos partidos. Nenhum desses parlamentares sob investigação foi afastado de suas legendas, nem aqueles que se encontram na prisão.

A frase que foi pronunciada:

“No ministério tem gente capaz, o problema é que a maioria é capaz de qualquer coisa.”

Getúlio Vargas

Charge: tribunadainternet.com.br
Charge: tribunadainternet.com.br

Release

Estudo aponta que América Latina fez reformas para incluir mulher na economia. Dados do relatório Mulheres, Empresas e o Direito 2018, que monitora 189 países, foi lançado pelo Banco Mundial. Na Colômbia, por exemplo, o relatório cita que a Justiça reviu uma legislação que restringia o trabalho de mulheres no setor de mineração.

Pela paz

Senador Paulo Paim termina o discurso sobre a campanha da fraternidade, que prega superar a violência, dizendo que é possível sonhar com um cenário em que direitos comezinhos, típicos de uma sociedade democrática e solidária, sejam observados. Um mesmo esforço: vencer a violência com as armas da liberdade e da paz social! E finaliza: exalto a Campanha da Fraternidade e seus idealizadores por nos mostrar que esse outro Brasil é possível e que esse é um sonho para sonharmos todos juntos.

Foto: senado.leg.br (Moreira Mariz/Agência Senado)
Foto: senado.leg.br (Moreira Mariz/Agência Senado)

Impressionante

Mais de 1 milhão de danos aos cofres públicos. Lex Talionis é o nome da operação da Polícia Federal, que deflagrou para desfazer uma associação criminosa que, de forma intencional, incendiou e destruiu bens móveis e imóveis dos órgãos públicos federais IBAMA, ICMBIO e INCRA, na cidade amazonense de Humaitá. A corrupção é um mal em metástase por todo o país.

Até hoje!

A Operação Magister corresponde à terceira fase da Operação Panoptes, voltada a desarticular grupos criminosos que se dedicam a fraudar concursos públicos. As ações visam, ainda, a execução de medidas judiciais contra os candidatos que compraram vagas em concursos públicos do DF. Entre os suspeitos, há seis professores da rede pública de ensino, nomeados no último concurso. A notícia foi publicada na página da Polícia Civil do DF.

Festa

Iate Clube comemora, em grande, estilo os 58 anos. O simpático e talentoso Sidney Magal é quem vai abrilhantar o evento. O Comodoro Rudi Finger e equipe capricharam na preparação da festa que será até 3 de abril.

Cartaz: facebook.com/iatebsb

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

As casas da Fundação da Casa Popular, vendidas aos funcionários da NOVACAP, estão alterando também, o Plano. Os quintais estão se transformando em apartamentos e há desses apartamentos que são alugados a 15 mil cruzeiros. (Publicado em 18.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin