O longo aprendizado da democracia

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

aricunha@dabr.com.br

com Circe Cunha // circecunha.df@dabr.com.br

Uma longa estrada repleta de obstáculos e desafios se estende à frente dos regimes democráticos. Na verdade trata-se de um “vir a aprender a ser” contínuo e sem fim. Se formos fazer uma analogia entre a democracia e um avião, em pleno voo, diríamos que o problema com a aeronave é que sua oficina de reparos fica em terra.

Quando uma mandatária, em pleno exercício do mandato, é apanhada em graves denúncias de responsabilidade, o manual de procedimentos de emergências descrito no livro da Constituição obriga que o voo seja imediatamente interrompido e a nave retorne à manutenção na base em terra mais próxima.

No caso do governo Dilma, seu retorno ao Congresso significa também volta ao ponto de origem, onde, conforme manda a Constituição, jurou “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Nunca é demais lembrar que a Constituição de 1988, em seu artigo 51, autoriza a Câmara dos Deputados a instaurar processo contra a presidente e seu vice, bem como fazer a tomada de contas e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. É nesse ponto determinado que o governo da presidente Dilma deve se submeter aos reparos previstos em lei. De qualquer modo, quaisquer que sejam as medidas adotadas, o prejuízo para a sociedade será imenso e levará décadas para ser vencido.

Permitir que o governo prossiga, interromper seu mandato, convocar novas eleições, caçar a chapa no TSE, adotar o parlamentarismo ou outras medidas de ocasião trarão sérias e duradouras consequências para todos. O impasse, por si só, acarreta malefícios para todos, pois obriga a paralisação do Estado ,que vinha caminhando trôpego, por causa da recessão econômica prolongada.

Os embates políticos travados no Congresso ou nas ruas são salutares e ajudam no aperfeiçoamento do regime democrático, blindando-o de futuros problemas do gênero. Contudo, o problema maior com a reorientação do nosso voo democrático é como ajustá-lo adequada e institucionalmente, sem antes debelar com o mais premente e grave de nossos problemas: a corrupção crônica e endêmica.

 

A frase que foi pronunciada

“Eu sou honesto sim, eu sou honesto sim. Não tenho nada, nem carro flex. Eu sou honesto sim,  eu sou honesto sim. Não tenho casa, não tenho triplex.”

Samba do Roberto Xisto Barbosa

 

Sentença

A senadora Simone Tebet comanda a Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher. A discussão durante uma audiência pública se concentrou em maneiras para diminuir a população feminina nos presídios. A senadora Vanessa Graziotin conta que falta apenas a sentença do juiz para as detentas que cumprem pena provisória. Elas são 30% da população carcerária.

 

Nas alturas

Longe do cenário brasileiro atual, a Embraer tem perspectivas positivas para o ano. A estimativa é de atingir a receita líquida de US$ 6 bilhões a US$ 6,4 bilhões em 2016 com a entrega de 105 a 110 jatos na aviação comercial e de até 50 jatos grandes e 85 jatos leves à aviação executiva.

 

Mais verde

Frente às universidades mais importantes do mundo, o UniCeub tem iniciativas comuns. O que falta no visual é aumentar os gramados, fazer mais eventos ao ar livre e diminuir o cimento.

 

Oportunidade

Por falar nisso, está lançado o edital para o Programa de mobilidade estudantil internacional de estudantes de graduação entre UniCeub e Universidade da Califórnia, em Berkeley.

 

Mobilidade

Incentivados pela Diretoria-Geral, os funcionários do Senado contam com sistema desenvolvido pelo Prodasen para o programa Carona Solidária. Segundo Gustavo Ponce de Leon, a ideia é contribuir com a mobilidade urbana. Câmara, tribunais, GDF poderiam muito bem pegar carona nessa ideia.

 

Mérito

Edson Mintsu Hung, Eduardo Peixoto e Bruno Macchiavello — os dois primeiros do Departamento de Engenharia Elétrica, e o último, de Ciência da Computação — ganharam um prêmio da Google Research Awards de serviços on-line e software. A multinacional identifica e apoia pesquisas de ponta feitas por pesquisadores de todo o mundo em diversas áreas de interesse.

 

História de Brasília

Ninguém poderá fazer um levantamento dos prejuízos que causará ao país a paralisação desta última semana. Bancos fechados, indústria sem produção, comércio sem trabalho e aviões vazios, é o triste saldo de uma semana agitada. (Publicado em 3/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin