O destino de Lula. Tempos de colheita.

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960
colunadoaricunha@gmail.com;
com Circe Cunha e Mamfil

Foto: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Givaldo Barbosa / Agência O Globo / 5-6-17/ oglobo.globo.com
Foto: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Givaldo Barbosa / Agência O Globo / 5-6-17/ oglobo.globo.com

        Medidas desesperadas atendem apenas os aflitos, diz o filósofo de Mondubim. Com o julgamento do ex-presidente Lula em segunda instância, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, começa a bater um desespero derradeiro na turma que o apoia, ante a possibilidade da candidatura de Lula vir a ser abatida pela mesma lei que sancionou, com pompas e circunstâncias, no final de seu mandato em 2010.

           Naquele ano, do alto de uma popularidade recorde Lula comemorava a sanção da Lei, dando a entender, em seus discursos, que se tratava de uma medida que, não fosse seu empenho pessoal, jamais teria chegado a bom termo. Naquela ocasião, o então relator do projeto na Câmara dos Deputados, José Eduardo Cardoso (PT-SP), orientado pela Casa Civil, também fazia transparecer para todos que o projeto era prioridade daquele governo, ensaiando inclusive, copiar a proposta, dentro do pacote político de reforma política proposto pelo Planalto e enviado ao Congresso.

       Eram outros tempos, portanto eram outras as vontades. Naquele contexto de 2010, Lula e o Partido dos Trabalhadores surfavam na onda de aprovação, havendo aqueles que chegavam a acreditar que a nova Lei. Criam que ela poderia servir bem aos propósitos do partido, afastando possíveis adversários das disputas políticas.

            Mas, para não correr riscos desnecessários, o Planalto manobrou, junto aos relatores, para que o projeto final fosse alterado. Dessa forma, incluíram na proposta de iniciativa popular, dispositivo que modificava o entendimento original, dando nova redação a Lei da Ficha Limpa, para, num futuro de incertezas qualquer, não viesse a prejudicar também seus próprios correligionários.

Charge: g1.globo.com
Charge: g1.globo.com

           Decidiram então, incluir a possibilidade de o condenado só vir a se tornar ficha suja, depois de julgado em segunda instância por uma Corte colegiada e não mais em primeira como queriam os 1,6 milhão de brasileiros que assinaram a Lei. Mesmo assim, conhecedores das movimentações dos bastidores do Planalto e do Congresso e sob forte pressão, introduziram também uma brecha na Lei, permitindo que, por meio de liminar, as cortes superiores como Supremo Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, o condenado em 2ª instância pudesse suspender os efeitos da LFL até decisão final. Com isso, deram novos rumos à uma lei popular e soberana, confeccionada justamente para livrar o Estado de maus políticos.

           Caso curioso desse presidente, é que, sua própria caneta acabou sendo utilizada, duas vezes para dar seu aval pessoal ao seu próprio destino. Primeiro, ao nomear para o STF Joaquim Barbosa, “o primeiro negro a ocupar aquele posto”, dizia Lula para todos e que, depois serviu no papel de inquisidor implacável dos chamados mensaleiros.

            Com a sanção da Lei da Ficha Limpa naquele distante 2010, Lula não poderia supor que estava, pela segunda vez, se antecipando e colocando a corda em volta do próprio pescoço.

             Portanto, caso venha a se tornar definitivamente inelegível, Lula, por qualquer ângulo que se olhe, terá sido o responsável por colher tudo o que plantou.

A frase que foi pronunciada:

“Prá cavalo comedor, cabresto curto.”

Barão de Itararé

Novidade

Recebemos de Nadine Ximenes da Telex Soluções Auditivas um release com novidades. Uma delas é que o modelo Oticon Opn pode ser conectado com mais de 280 tipos de serviços de internet que estejam em nuvem. Até um e-mail da companhia de viagens pode ser ouvido através do aparelho. Despertador e alertas notificando movimento nas redes sociais também são percebidos pelos usuários.

Limpeza a seco

É possível ver em vários pontos do DF a operação de limpeza de bocas de lobo. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria das Cidades, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário – DF (que disponibilizou 15 reeducandos), Novacap, Detran e Polícia Militar do DF. O objetivo da ação é a prevenção de alagamentos na região, em virtude das chuvas (que teimam em não chegar).

Lacustre

Elogios ao policiamento lacustre de Brasília. Com profissionais bem preparados, a Polícia Militar tem feito um ótimo trabalho de segurança, salvamento e vigilância no lago. Talvez falte endomarketing. Merece mais conhecimento dentro da própria corporação.

Importante

Informação da própria Agência Brasília esclarece que, o contribuinte que não concordar com o pagamento da Taxa de Iluminação Pública, tem até o dia 18 de fevereiro para recorrer.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Atitudes assim, é que fazem florescer no Congresso movimentos como os de alguns deputados, que estão querendo seis meses no Rio e outros seis meses em Brasília. Propostas ridículas que só servem para desmoralizar o Parlamento, que vem desfrutando de excelente reputação. (Publicado em 13.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin