Navegar em ondas bravias

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960
colunadoaricunha@gmail.com;
com Circe Cunha e Mamfil

Charge: movimentomunicipalista.wordpress.com
Charge: movimentomunicipalista.wordpress.com

          Por mais que os analistas afirmem que o poder das mídias sociais de influenciar as próximas eleições está superestimado, o fato é que a disseminação crescente desses veículos de comunicação provocará mudanças, principalmente com relação àquilo que o eleitor busca saber sobre seu candidato e sobre seus concorrentes.

             Com mais da metade da população do país conectada nas redes sociais, qualquer pesquisador político que queira minimizar os efeitos dessa nova ferramenta nas eleições de 2018, estará caminhando às cegas sobre terreno minado. São mais de 100 milhões de brasileiros ligados às redes, que chegam a passar até cinco horas, em média de olho nas telinhas.

             Para se ter uma ideia, apenas o aplicativo Whatsapp já é acessado por mais de 120 milhões de brasileiros todos os dias. Se tamanha aldeia virtual de comunicação não for capaz de influenciar nas eleições de 2018 é porque o mundo político, definitivamente não interessaria aos brasileiros, o que todos sabemos, não é verdade.

         Ocorre com esses novos veículos de comunicação o mesmo que se sucede com as televisões: notícias, verdadeiras ou não, sobre descaminhos e escândalos no mundo político possuem o mesmo poder de um rastilho de pólvora. A diferença é que o alcance das mídias eletrônicas, pelo volume de usuários on line é infinitamente maior, o que resulta numa massa gigantesca que passa a acompanhar, de perto, o desenrolar dos acontecimentos. Desse gigante de milhões de olhos e ouvidos, ninguém escapa.

               Se as eleições de John Kennedy, nos anos sessenta foi decidida graças a novidade da época, representada pela transmissão ao vivo dos debates, em rede de televisão, a eleição de Barack Obama foi possível graças ao forte incentivo das redes sociais. Questão maior do que o poder efetivo das novas mídias sociais, é saber até que ponto esse novo ferramental trará mudanças positivas para o país.

Charge: somosandando.com.br
Charge: somosandando.com.br

              Populistas repaginados, dentro do novo figurino da internet poderão provocar um estrago sem precedentes ao Brasil. Da mesma forma, candidatos com aptidão para comunicação de massas, também poderão se sair bem, no mundo virtual, mas vir a se constituir numa praga na vida real. O problema aqui é que nas redes sociais, a mesma velocidade que conduz um indivíduo ao ápice, possui a inércia para lançá-lo de volta ao fundo do poço. Ocorre que, como no mundo real, uma vez jogado ao chão, dificilmente, em curto espaço de tempo, um candidato terá forças para reerguer-se.

            O perigo aqui é que a superexposição faça dele um prisioneiro das mídias, impedido, inclusive, de circular livremente pelas ruas do país e do mundo, como já vem acontecendo, gerando situações pra lá de constrangedoras. Incensado de início para logo em seguida ser queimado e tornado cinzas, isso é o que as novas mídias farão com muitos candidatos, principalmente com aqueles que tem pendências com o passado e se apresentam como solução para o futuro.

A frase que foi pronunciada:

“A invasão de um exército pode ser detida, mas não a invasão de ideias.”

Victor Hugo

Uma beleza

A rodovia GO-239 entre A Vila de São Jorge e Alto Paraiso em plena Chapada dos Veadeiros tem ótimo asfalto e belo traçado. Está sendo ampliada e já chegou a outras localidades.

Travessia

A proximidade do Parque Nacional criou um sistema inédito mais para hilário que para eficiente. Alguém inventou uma faixa de pedestres para a fauna! Não… você não leu errado é isso mesmo! Uma sequencia de minúsculos 12 quebra-molas exigem que o motorista reduza arriscada e bruscamente a velocidade para passar pela travessia da fauna.

Foto: goiasagora.go.gov.br
Foto: goiasagora.go.gov.br

Irracionais

Impuseram além do perigo, algo que não faz parte de nenhuma padronização internacional de trânsito e que em nada protege a fauna e ainda obriga os motoristas a manobras de frenagem rápidas e perigosas.

De fato

            Teria sido muito mais eficiente e útil se utilizassem os sonorizadores que serviriam para aumentar a atenção dos motoristas sem exigir freadas bruscas. Tomara que alguém lúcido determine a retirada desses quebra-molas de estrada que só servem para arriscar a vida dos racionais.

          Depois de vistoriar a GO-239 o governador Marcone Perillo declarou que esta rodovia é estratégica para o turismo e para a segurança dos moradores e turistas. Então os R$500 milhões investidos na obra valeram a pena. Falta só uma forma mais racional de alertar os motoristas sobre o perigo da travessia de animais silvestres.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Tomando conhecimento do que ocorria, o embaixador Briggs mandou descontar nos vencimentos dos faltosos, os dias em que os mesmos deixassem de comparecer às aulas. Alegam, agora, os funcionários, que em seus Estatutos não há nada que possa justificar essa medida. (Publicado em 12.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin