Invasões, um problema perene

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA – In memoriam

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil;

colunadoaricunha@gmail.com;

Facebook.com/vistolidoeouvido

No grupo estavam homens, mulheres e crianças. Foices, serrotes e facões foram encontrados.
(foto: Divulgação / PMDF)

Aproveitando o interregno que antecede o próximo governo e em que os serviços de fiscalização se tornam mais frouxos, as invasões de terras públicas passaram a ocorrer de forma mais intensa no Distrito Federal. Em ações muito bem orquestradas e aparentemente insufladas e bancadas por lideranças políticas, essas ocupações passaram a ocorrer de forma simultânea em toda a região. Ainda por conta dos acenos feitos durante a campanha eleitoral, parte da população de baixa renda entendeu que, com o fim prometido da Agência de Fiscalização (Agefis), as ocupações irregulares de terras públicas passariam a acontecer sem maiores controles do Estado.

O fato é que essas invasões vêm acontecendo em pontos extremos do DF, deixando as autoridades confusas. De forma ordenada, essas ocupações parecem seguir um padrão uniforme com homens e materiais distribuídos em áreas pré-determinadas, erguendo casas da noite para o dia. Trata-se aqui de um velho problema herdado desde que a capital adquiriu a tão falaciosa autonomia política.

Ao completar agora três décadas desse status político, o saldo para o Distrito Federal, em relação ao desvirtuamento urbano, é altamente negativo e pago por toda a população, inclusive pelos invasores que veem, a cada dia, a deterioração dos serviços públicos, aumento da violência, falta de água e outros males decorrentes do pouco caso com o planejamento urbano. O que parece não entrar na cabeça de muitos políticos é que nenhuma cidade pode sobreviver sem adotar regras rígidas de planejamento. Ou é isso, ou é o caos.

 

A frase que foi pronunciada:

“Arquitetura é antes de mais nada construção, mas construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.”

Lúcio Costa

Fitas demarcavam as áreas do que seriam os futuros lotes
(foto: Divulgação / PMDF)

Cubanos podem?

Dessa vez o presidente Bolsonaro colocou os Direitos Humanos em cheque! Como pode um trabalhador receber 30% do salário e dar 70% para o chefe? Por muito menos, há deputados respondendo na Justiça por prática similar. O Programa Mais Médicos já está selecionando brasileiros para trabalhar nas regiões mais vulneráveis do país.

Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Novidade

Em Vitória, os táxis já transportam máquina de cartão de crédito para cobrança. É fácil e seguro.

 

Convite

Eventos sobre políticas públicas e governança não faltam. Augusto Nardes, do TCU, convidou pessoalmente o governador, Ibaneis, e o vice, Carlos Almeida, para fazerem parte do painel “O pacto federativo e a oferta das políticas públicas” no II Fórum Nacional de Controle, que vai acontecer nos dias 22 e 23 em Brasília.

Cenfe

Uma boa notícia para quem sofre de feridas crônicas. Inaugurada em Brasília, uma clínica especializada que atende em domicílio ou no ambulatório.

Foto: facebook.com/vivasemferidas

Prevenção

Dessa vez é a Defesa Civil quem coloca em ação a operação São Nicolau. Tanto áreas externas quanto internas precisam de cuidados na iluminação natalina. Uma boa iniciativa.

 

Protesto

Parece que os funcionários do Banco Central estão reagindo contra as regras de jornada de sobreaviso. Para receber um chamado nos fins de semana, ou ficar à disposição em horários imprevistos, seria necessária, no mínimo, uma compensação por isso.

Foto: hojeemdia.com.br

Solidariedade

Sem fins lucrativos, vínculos políticos ou religiosos, o Projeto Banho do Bem dá as boas-vindas a doações. Solidariedade para que haja mais dignidade às pessoas sem lar. Visite a página no blog do Ari Cunha.

Página no Facebook: www.facebook.com/banhodobem

Urgente

No piscinão do Lago Norte, sentido norte/sul, há um pardal apontado para um quebra-molas. Totalmente inútil. Já na curva da SMLN, trecho 9, perigosíssima, não há redutor de velocidade.

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Aliás, de canteiro de obras, tem apenas para justificar seu nome, as obras que estão sendo feitas clandestinamente, com as vistas grossas das autoridades. (Publicado em 05.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin