Falta água e razão

Publicado em ÍNTEGRA

 

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com

com Circe Cunha  e Mamfil

Para os consumidores, colocados contra a parede na questão do racionamento de água e da tendência desses cortes serem ainda ampliados e prolongados no tempo, as opções para fazer frente a esta situação de extrema precariedade são poucas ou quase nenhuma. Encurralados por conta de uma situação há muito prevista e contra a qual poucas medidas foram efetivamente adotadas, restam aos clientes da Caesb apenas se resignarem diante dos caprichos da natureza, aguardando que os bons ventos tragam nuvens de chuvas volumosas. Mesmo assim, o valor do produto continuará a aumentar. Valor e preço.

Enquanto os consumidores miram com ansiedade o céu, sob o sol inclemente, essa empresa pública de direito privado, detentora do exclusivíssimo monopólio de exploração e distribuição de água, prossegue, aqui na terra, a empreender longos cortes no fornecimento de água. Consumidores têm estranhado e reclamado muito que as contas mensais vêm sendo levemente reajustadas a cada mês, mesmo com os cortes seguidos.

Essa situação de escassez do produto ainda gera desdobramentos ruins para a vida do cidadão. Tão logo há o restabelecimento no fornecimento, muitos consumidores reclamam do grande volume de ar, aprisionado nos encanamentos, que precede a chegada da água. Reclamam, também, da qualidade do produto, que retorna ou com muito barro ou com excesso de cloro e outras substâncias dissolvidas na água.

Pior que a qualidade da água é a qualidade das informações prestadas pela Caesb a consumidores pelo número 115. Sempre insatisfatórias e padronizadas para quaisquer situações, essas informações parecem respondidas não por um funcionário do órgão, sensibilizado com a situação, mas por um robô ou sistema mecanizado e adestrado a responder o que houver no script.

A falta de planejamento, ao longo de décadas, levou ao esfacelamento dos princípios urbanos. Além disso, a situação foi agravada por invasões de terras públicas em áreas de grande sensibilidade ecológica. Um quadro preocupante. Ainda mais quando se trata da capital do um país que detém nada menos do que 12% de toda a água doce do planeta.

 

A frase que não foi pronunciada

“Quanto mais corrupto o Estado, maior o número de leis.”

Tácito, Imperador Romano

 

Acorda, Brasil

Nélio Nicolai é o exemplo de inventor brasileiro teimoso e injustiçado. Teve o identificador de chamadas reconhecido no Canadá com a maior honraria que uma patente pode receber, o premio WIPO. Nunca quis deixar o Brasil. País emburrecido ignorou as divisas que o Bina poderia trazer. Que os herdeiros lutem com mais força para que a justiça seja feita.

 

Direitos Humanos

Dia 15, quem trabalha cedo vai amargar no próprio corpo o relógio que o governo dita. Presidente Temer perdeu a chance de romper com essa ditadura insana.

 

Gama

Nas instalações das piscinas olímpicas do Gama há um problema. Volta e meia um azulejo quebrado corta algum nadador. A piscina é interditada e dezenas de pessoas ficam sem aula.

 

Trabalho

Maria Clara Gianna, diretora técnica do Centro de Referência e Treinamento de Aids do Estado de São Paulo está em situação de alerta. Se a Justiça demorar a decidir, enfermeiros que participam do combate a doenças sexualmente transmissíveis poderão ser impedidos de lidar com exames e outras atribuições para as quais foram treinados.

 

História de Brasília

O TCB ainda não afixou o preço das passagens atrás dos trocadores, acima da janela do ônibus. Com isto, muita gente paga tarifa mais alta, quando pergunta o preço da passagem. (Publicado em 06.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin