Engenho e arte

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

aricunha@dabr.com.br

com Circe Cunha // circecunha.df@dabr.com.br

Nos momentos de crise é que aflora, com mais vigor, a capacidade de resiliência adormecida no âmago de cada ser humano. No longo aprendizado a que nossos ancestrais foram submetidos para sobreviver em meio a um planeta hostil, nenhum se compara, em eficácia, à capacidade humana ilimitada de inventar uma chance para continuar vivo.

Diante de uma situação de risco iminente, uma terceira via surgiu entre as possibilidades de enfrentar ou correr do perigo. É justamente esse caminho do meio, continuamente desenvolvido, que tem levado a raça humana a se sobressair das demais espécies, dominando o mundo, onde adversidades são submetidas aos seus desígnios.

É de tal potência a capacidade humana, para erguer e dizimar o mundo em volta, que os estudiosos falam numa influência direta do homem sobre os acontecimentos que resultaram no chamado efeito estufa, com consequências diretas nas mudanças climáticas.

É essa perturbação no gigantesco ecossistema planetário, feita pelas mãos humanas, que os cientistas hoje denominam de período antropoceno. A ação humana, introduzida nos períodos naturais da Terra, colocou diante da espécie duas alternativas: enfrentar o problema, com novos paradigmas, ou buscar nas estrelas distantes novo refúgio,  novo lar.

Da máquina a vapor, inventada por James Watt, em 1784, passando pelo motor à explosão, com a queima abundante de combustíveis fósseis, muita água rolou sob a ponte do desenvolvimento e com ela foram levados milhares de espécies que simplesmente foram extintas.

Nos mares, a acidificação das águas, provocada pela poluição crescente, tem levado ao declínio acentuado do fitoplâncton (sopa da vida), bem como ao desaparecimento dos recifes de corais, que são considerados, ao lado dos manguezais, os berçários da vida marinha. Qualquer buraco escavado resulta num morro em volta. Estranhamente é no Brasil, transformado por alguma razão em pretenso celeiro da humanidade, que essas mudanças, provocadas pela ação intensiva da agricultura e da pecuária, foram elevadas ao patamar máximo.

Derrubamos nossas florestas para plantar e fornecer milho e soja para o mundo. Dizimamos nossos recursos naturais para produzir e exportar proteína animal. Nosso rebanho criado de modo extensivo adentra as florestas amazônicas. Nossas jazidas de minérios, exploradas à exaustão, deixam para trás feridas profundas e rios de lama.

Não surpreenderá se, num futuro próximo, os atuais heróis do campo forem rebaixados à condição de párias pela destruição do meio ambiente. Hoje, a tão festejada expansão da fronteira agrícola poderá ser lembrada algum dia como a expansão dos desertos. Nada garante que o agronegócio, elevado à condição de salvador da pátria, venha se sentar algum dia no banco dos réus.

O desastre de Mariana poderia se transformar num divisor de águas de um período em que a exploração intensiva e irracional dos recursos naturais deu espaço para o surgimento de uma era. É nessa encruzilhada que o caminho do meio, favorecido pelo engenho e pela arte humana, poderá buscar chances reais para o prolongamento da espécie sobre o planeta. Houve uma época, e não faz tanto tempo assim, que a consciência ecológica era tida como ficção. Esses dias ficaram para trás, soterrados pelas evidências de uma realidade que vem se impondo a olhos vistos.

 

A frase que não foi pronunciada

“Não haveria corrupção se os eleitores usassem a memória.”

Ulysses Guimarães, de onde estiver, lendo o Brasil.

 

Ainda

Com a chancela da Anatel, as empresas de telecomunicações ameaçaram introduzir a franquia na banda larga. O serviço de plano de dados contratado pelos clientes seria cortado da mesma forma que conteceu com a internet móvel.

 

Batalha

“A era da internet ilimitada chegou ao fim.” Por incrível que possa parecer, a declaração foi dada pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, e não por algum executivo.  Ministério das Comunicações desautorizou a Anatel e exigiu das operadoras a manutenção dos pacotes ilimitados.

 

Opiniões

Vale a pena assistir à discussão sobre o assunto na página da Câmara no programa Brasil em debate. A conversa é ntre a deputada Margarida Salomão  o deputado Eduardo Cury.

 

História de Brasília

O Hospital Distrital compareceu, novamente, com uma equipe de emergência, em várias ambulâncias, num trabalho elogiável. (Publicado em 6/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin