Economia circular

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com

com Circe Cunha  e Mamfil

Cabem aos seres humanos resolverem , o quanto antes, os problemas criados por eles mesmos , sobretudo no que diz respeito as relações econômicas, baseadas hoje na produção e no consumo em larga escala. Trata-se aqui de um problema de dimensões planetárias e que agora estão a exigir mudanças revolucionárias, a começar pela reeducação de cada indivíduo, colocando-o realisticamente diante da dupla opção: ou mudar a forma e sua relação com o mundo, ou buscar viver em outro planeta distante.

O esgotamento dos recursos naturais é uma realidade inconteste e da qual não há fuga ou plano B. O consumo diário e crescente de sete bilhões de indivíduos tem exigido, cada vez mais, recursos naturais que vão muito além da capacidade do planeta em prover. O resultado dessa de compensação pode ser evidenciado não apenas no grande número de conflitos armados e nas grandes levas de pessoas que migram em busca de oportunidade e alimentos, mas sobremaneira pela transformação paulatina do equilíbrio ecológico, com a advento do aquecimento global , escassez de água e poluição em níveis alarmantes de todo o ecossistema .

Mais do que em qualquer outra época na história da humanidade, estamos postos agora diante de uma grande encruzilhada. Esse é por exemplo a questão dos lixões à céu aberto e os aterros sanitários e que recentemente vem preocupando autoridades e a comunidade aqui no Distrito Federal. Na busca de uma solução adequada para o descarte de tamanha quantidade de lixo e outros dejetos, temos que reformular o problema em sua origem, mudando nossa forma de produzir e de consumi-los .

Dentro dos modelos que temos atualmente de consumismo desenfreado, feitos a qualquer preço, é óbvio que não poderá existir solução definitiva para as montanhas de lixo produzidas diariamente. Algum dia, todo esse lixo acabará por engolir a todos nos. Com a economia compartilhada, em que o indivíduo divide o uso dos bens econômicos duráveis, dispondo para todos o que antes pertencia apenas à uma só pessoa, surgiu também e vem ganhando cada vez mais adeptos a chamada economia circular.

Inscrita no desenvolvimento sustentável, é também conhecida como ecologia industrial e propõe , basicamente, que os resíduos da indústria sirvam para o desenvolvimento de novos produtos, dentro de um ciclo de reaproveitamento dinâmico e constante., mantendo esses resíduos dentro de um modelo circular positivo ou quase infinito. Em seu aspecto prático a economia circular propõe o prolongamento máximo da vida útil dos produtos, objetivando “ manter componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo”.

Dentro desse novo modelo é privilegiada a mobilidade sustentável e o transporte público, entre outras medidas racionais de uso e desuso. Seus princípios são basicamente a preservação e o aumento do capital natural, a otimização na produção de recursos, o fechamento dos ciclos da economia , onde o desperdício não mais existe, os bens são reparados e reutilizados, com as matérias-primas vindas da reciclagem e não mais da extração direta da terra.    Além desses princípios contam também a promoção de um novo paradigma societário, em que as relações sociais entram , transformando o consumidor em utilizador do produto, partilhando em vez de acumulando bens.

Dentro dessa nova forma de pensar a economia do planeta, cunhada em 2011, por Reinaldo Pamponet será importante também na eficácia do sistema, reduzindo danos a produtos e serviços necessários aos humanos como alimentos e habitação. Da economia compartilhada poderá nascer um homem novo ciente de suas responsabilidades com a preservação do planeta e da espécie.

 

A frase que não foi pronunciada:

“ Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos.”

Salvador Allende

 

Trombone

No cafezinho da Câmara um grupo falava sem censura pela altura da voz que o Congresso se transformou em Mercado de Pulgas.

 

Segredo

O próximo capítulo da novela política brasileira será a quebra de solidariedade entre Sindicatos. Os dirigentes que desestabilizaram o grande protesto convocando filiados para antecipar a greve estão na mira dos petistas. O frágil suflê que antecipa as eleições 2018 está quase desandando.

 

Apelo

Fenaj apela para o STF contra a posse de Valéria Baptista Aguiar que foi indicada pela Associação Comercial do Rio de Janeiro para ser suplente na categoria jornalista no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Como não tem registro profissional da categoria a sugestão da Fenaj é Maria José Braga como titular e Beth Costa para suplência.

 

Na real

Fátima Bezerra disse em uma Comissão que estão comprando mandato parlamentar. Na verdade, os próprios parlamentares são convenientes com essa prática quando permitem que alguém sem ter recebido um voto sequer ocupe as responsabilidades de um senador ou deputado.

 

Ética

Agora, se a senadora Fátima Bezerra se referia ao uso do orçamento público no montante de R$ 4 bilhões para a liberação de emendas, uma lavradora de Buritirama, na Bahia ensina. Receba tudo o que derem de emenda para melhorar o Brasil e mantenha o seu juramento de votar no que for melhor para o país.

 

História de Brasília

Hoje é domingo. Você que tem prestígio na sua repartição, que tem carro oficial sob sua guarda, lembre que o carro não é de sua propriedade. Respeite o que é do governo, para poder merecer essa confiança. (Publicada em 01/10/1961)

 

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin