CNBB critica reforma

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960
jornalista_aricunha@outlook.com
MAMFIL
Circe Cunha circecunha@outlook.com

“Buscando diminuir gastos previdenciários, a reforma da Previdência (PEC 287/16) soluciona o problema”, excluindo da proteção social os que têm direito a benefícios. Ao propor uma idade única de 65 anos para homens e mulheres, do campo ou da cidade; ao acabar com a aposentadoria especial para trabalhadores rurais; ao comprometer a assistência aos segurados especiais (indígenas, quilombolas, pescadores e outros); ao reduzir o valor da pensão para viúvas ou viúvos; ao desvincular o salário mínimo como referência para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a reforma escolhe o caminho da exclusão social. “A avaliação foi feita pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido, em Brasília, entre 21 e 23 deste mês.
Lembran os clérigos, que a Previdência é um direito social previsto no Art. 6º da Constituição Federal, conquistado com enorme esforço, abrangendo 2/3 da população economicamente ativa e não uma concessão governamental ou um privilégio, conforme parece fazer crer o governo. A declaração da CNBB é importante, pois, de qualquer maneira, representa uma orientação para um universo de aproximadamente 65% da população brasileira que se declara católica ou simpatizante.
Ao reconhecer que fatores como o envelhecimento natural da população e a diminuição nas ofertas de emprego, por conta da crise prolongada, requerem um reexame do modelo atual de Previdência, os bispos, no entanto, questionam e põem em dúvidas os números apresentados pelo governo para justificar as mudanças drásticas.
Para a CNBB, o deficit apontado pelo Planalto tem se mostrado diverso de outras instituições e se choca com análises feitas por outros técnicos do próprio governo. “Não é possível encaminhar solução de assunto tão complexo com informações inseguras”, diz a nota dos bispos, para os quais o sistema da Previdência Social possui uma intrínseca matriz ética, voltada para a proteção das pessoas expostas, a qualquer tempo, às vicissitudes da vida. Estranha a entidade que, em nenhum momento, a proposta apresentada pela PEC do governo faz referência a esses valores, reduzindo uma questão tão importante e vital a uma equação meramente econômica e fria.
Na mensagem divulgada, os bispos brasileiros destacam também a necessidade de se auditar a dívida pública, rever desonerações de exportações de commodities, taxar rendimentos das instituições financeiras, identificar e cobrar os devedores da Previdência.

A frase que foi pronunciada
“A velhice é uma tirania que proíbe, sob pena de morte, todos os prazeres da juventude”
François La Rochefoucauld

Saúde
» Na Entrequadra 204/404 Norte, o posto de saúde não faz triagem. Daí a filhinha perguntou: “Pai, por que tudo no SUS é demorado?” “Deve ser porque o melhor remédio é o tempo”, foi a resposta.

Pedido
» Em virtude dos transtornos que o racionamento traz, o GDF poderia tomar a medida de poupar as famílias do DF em datas comemorativas. Há previsão do corte de água na Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, Natal, etc. A sugestão é de uma leitora.

Será?
» Disse o governador Rollemberg que até o final de 2018 as obras do Trevo de Triagem Norte estarão prontas. Mas no ritmo em que estão, vão demorar muito mais.

Inferno
» Quando a PM quer, faz. Algumas denúncias anônimas de festas regadas a drogas são prontamente verificadas. No Paranoá, o som vai longe. Por enquanto, continuam incomodando muitos quilômetros com o som infernal.

Registro
» Chega ao Arquivo Público do DF o acervo de Asta-Rose Alcaide. A sobrinha Silvia Jordan de Oliveira foi quem fez a doação.

História de Brasília
Um homem que manteve a cabeça fria, em todos os momentos da crise, foi o sr. João Goulart, que surpreendeu os seus próprios amigos, sabendo-se como ele é, explosivo de temperamento. (Publicado em 24/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin