Brasil lidera a concentração de renda no planeta

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com;

com Circe Cunha  e Mamfil

 15Não bastassem nossos gigantescos problemas econômicos, sociais e políticos que nos mantêm permanentemente atados ao subdesenvolvimento, chega agora a notícia de que segundo o Relatório Mundial de Desigualdade da World Inequality Lab, dando conta de que o Brasil lidera a concentração de renda em todo o planeta, com 30% da renda do país retida nas mãos de apenas 1% da população.

Segundo a pesquisa comandada pelo economista francês Thomas Piketty, autor do best seller O capital no século XXI, e por uma centena de estudiosos no assunto, o problema da desigualdade, não só no Brasil, mas no resto do mundo, é que essa tendência, por seus efeitos deletérios, acaba se transformando numa forte ameaça às democracias. De fato, a desigualdade econômica, apontada pelo maior e mais extenso banco de dados do mundo, é generalizada e tem evoluído, acentuadamente, desde a década de 1980, constituindo-se hoje num dos maiores desafios para futuro da humanidade.

A concentração de renda vem crescendo mais rapidamente em muitos continentes, mas, nas regiões subsaarianas e no Brasil, a desigualdade de renda, embora tenha permanecido estável, se encontra em níveis extremamente elevados. Contribuem para isso as políticas nacionais, tanto no combate quanto na manutenção, e aumento da desigualdade.

Em nosso caso particular, apesar de o estudo não mostrar com clareza, o fato é que a corrupção endêmica, praticada pelas classes dirigentes, ao longo do tempo, e a pouca transparência dos dados econômicos têm contribuído sobremaneira para a elevação das desigualdades, criando um Estado dentro do Estado. “A criação de um registro financeiro global para documentar propriedade de ativos financeiros seria um duro golpe para a evasão fiscal e a lavagem de dinheiro e aumentaria a eficácia da tributação progressiva, que é uma ferramenta essencial na redução da desigualdade econômica”, afirma o coordenador do relatório, Gabriel Zucman.

Para os estudiosos, é necessário, antes de qualquer medida, democratizar o acesso à educação e aos empregos bem remunerados, aumentando, ao mesmo tempo, os investimentos em saúde e proteção ambiental, entre outras medidas. O relatório mostra ainda que as políticas brasileiras que alardeavam o combate às desigualdades nos últimos 15 anos não tiveram o tão propalado êxito, se constituindo em uma falácia. Para esses estudiosos, o combate à desigualdade econômica pode contribuir também para o combate à pobreza, que é uma forma de desigualdade.

A frase que foi pronunciada

“Uma situação de desigualdade extrema pode levar a um descontentamento geral e até ameaçar os valores democráticos.”

Thomas Piketty, autor do Capital no século XXI

BCE

» Ao ler mais um post no Facebook, informando que a Biblioteca Central da UnB fecharia ontem e hoje, em função da greve, Arman Yeltay comentou: “Depois de tantas greves e paralisações, melhor avisar quando abre a biblioteca do que o contrário…”

Na era virtual

» Por falar em Facebook, há necessidade de algumas ações antes das eleições em 2018. A Federação da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação quer cumprir uma rotina sobre ações contra falsas postagens no período eleitoral. A instituição sugere que a Justiça brasileira cumpra o MLAT, um tratado internacional de cooperação de cumprimento legislativo. Se a Justiça quiser averiguar algum post suspeito, encaminha a solicitação para o Itamaraty e à Justiça norte-americana. O que precisa ser feito é frear os abusos e acelerar as respostas.

Presenteie

» Basta dar uma volta pelas asas Sul e Norte, pelos lagos Norte e  Sul e pelo Park Way para ver o tamanho dos apartamentos e casas muitas vezes com poucas pessoas. Dona Glorinha nunca foi uma mulher de posses materiais. Em compensação, riquezas, como a compaixão, o amor à vida e aos amigos que ajudam nas dificuldades não lhe faltam. Adriana Kortlandt registrou todos os detalhes da movimentada vida de Glorinha no livro A casa da vida. Uma boa dica de presente de Natal. Quem ler vai ter a alma tocada e o Lar da Criança Padre Cícero poderá alimentar e vestir a meninada sem preocupação..

Morris Cruz

» Anunciam que um projeto de lei leva o Brasil para o mercado internacional com a exportação de cigarros. Cigarro vicia e mata. Para que investir tanto tempo nisso? Empregos às custas de doenças provocadas pelo fumo? Não faz sentido. Não à toa que quem resiste à saúde tem marcas no nome: Philip Morris e Souza Cruz. Evoluam! Castanhas valem muito mais que cigarro no exterior.

Leilão

» Hoje é dia de dar uma olhadinha nos carros da Terracap que serão leiloados amanhã das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, no Setor de Garagens e Oficinas e Comércio da Asa Norte (Sagocan), Lote 7, Taguatinga Norte. O leilão será amanhã, às 10h, no Edifício-sede da Terracap, localizado atrás do anexo do Palácio do Buriti.

História de Brasília

O único chapa branca que decidiu desobedecer às ordens do general Amaury Kruel foi o SPF 35-1827 SP, que foi visto de manhã no Iate Clube, enquanto seu ocupante desfrutava um banho de sol. (Publicado em 10/10/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin