As consequências dos desajustes

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com

com Circe Cunha e Mamfil

Uma sociedade harmônica é aquela que funciona como relógio, em que cada uma das inúmeras partes que a compõem funcionam a contento, visando concorrer para um objetivo comum que pode ser resumido no binômio equilíbrio e paz social. Nesse sentido e diante do quadro geral de crise que, há anos, experimentamos, é perfeitamente possível identificar, em muitas das instituições que integram o conjunto da sociedade brasileira, a necessidade urgente de ajustes profundos e incisivos em muitos de seus elementos, sendo que, em determinados casos, seria preciso substituir alguns modelos por outros totalmente novos, de modo que o conjunto volte a atender aos objetivos para os quais foram criados.

O Estado existe em função da sociedade e não ao contrário, como nos encontramos na atualidade. Toda a organização obedece a um único propósito: atender às demandas do cidadão contribuinte que, afinal, é o provedor da máquina pública, via impostos, e orquestrador de seu funcionamento, por meio do voto nas eleições.

Qualquer outro motivo que tente submeter o cidadão às chamadas razões do Estado são arbitrárias e ferem os princípios básicos da harmonia e da paz social. A crise econômica, o desemprego, a violência urbana, a corrupção de pessoas e de instituições inteiras, a desigualdade social, a falta de ética, a decadência e o abandono das escolas e dos hospitais públicos e outras mazelas presentes por anos em nossa sociedade têm um ponto e uma origem em comum: o divórcio histórico entre o Estado leviatã e o restante da população.

Um bom exemplo desse descolamento entre Estado e sociedade pode ser aferido se observarmos o receituário pregado pelos seguidos governos para conter a crise e o que de fato entende grande parte da população sobre o que deve ser feito. Para o governo, faz-se necessário aumento de impostos, taxas e contribuições em geral. Para os brasileiros, contudo, esses ajustes só terão sentido e eficácia duradoura se forem feitos cortes nos gastos astronômicos da máquina pública, eliminando despesas desnecessárias, como supersalários, mordomias indecentes e privilégios inexplicáveis, além, é claro, do enxugamento e redução no tamanho do Estado.

Obviamente que essas medidas deveriam ser seguidas de outras como o combate, sem tréguas, à corrupção, com a Justiça agindo em sua plenitude. É entre o receituário justo sugerido pelos brasileiros e o que propõe o governo para manter o status quo que reside o impasse que nos mantém presos num passado de subdesenvolvimento, reféns de lideranças obtusas e sem escrúpulos.

 

A frase que não foi pronunciada

“Foi-se o tempo em que o trabalho dignificava alguém. Voltamos a ser engrenagens de um sistema perverso.”

Chaplin, tentando inspirar alguém para um filme

 

Imperdível

» Hoje, às 11h, palestra, no auditório da ADUnB, do cientista Aaron Ciechanover, que recebeu o Nobel de Química, em 2004, com Avram Hershko e Irwin Rose. O evento faz parte das comemorações de 55 anos da universidade.

 

Carta

» Nossos agradecimentos pelo carinho do leitor José Ribamar Pinheiro Filho, que nos acompanha por longos anos. Em sintonia com a coluna, ele elogia o papa dizendo que, “desde que se tornou líder da Igreja Católica, Francisco vem sendo apontado como um dos pontífices mais populares dos tempos modernos, sendo mais admirado até do que João Paulo II. Acho que os gestos humildes do papa Francisco conseguiram ajudar a imagem da Igreja como não acontecia havia muito tempo”.

 

Release

» No próximo dia 12, o Instituto Sociocultural Amigos do Bem (Isabem), localizado em Samambaia Sul, receberá uma grande ação de voluntariado do Itaú Social. A mobilização beneficiará cerca de 200 crianças e adolescentes. Oficinas de mediação de leitura e uso consciente do dinheiro, cortes de cabelo, atendimento odontológico e atividades recreativas. Das 9h às 13h, no Instituto Sociocultural Amigos do Bem (Isabem), na QS 106, Conjunto 2, Lote 2,  Samambaia Sul (atrás do Superbom).

 

Viva o Detran!

» Detran é defendido com unhas e dentes pelos comerciantes do Shopping Popular. Cogitar a mudança do departamento para outro local gerou desespero entre os proprietários dos box.

 

Do Bem

» Quem quiser investir no MovSinfo fará uma boa ação que poderá se estender por todo o DF. Crianças e adolescentes das escolas púbicas de Brasília que fazem parte do projeto estão prontas para alçar voos mais altos pela arte. Vale conhecer. Peça informações pelo telefone 98121.3541

 

Que vergonha!

» Referência no tratamento de Aids, Brasília passa por uma situação constrangedora. Faltam os reagentes que apontam a carga viral dos pacientes. Os estoques do laboratório central da Secretaria de Saúde não têm o material. Imperícia ou negligência?

 

História de Brasília

O DCT (agência do Aeroporto) voltou ao seu antigo box, saindo da ala internacional. São acomodações também acanhadas, enquanto, em frente à administração do Aeroporto, há uma área envidraçada sem uso. (Publicada em 3/10/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin