Avaliação Nacional de Alfabetização mostra o óbvio

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960
colunadoaricunha@gmail.com;
com Circe Cunha e Mamfil

Especialistas em educação são unânimes em reconhecer que é catastrófico o quadro apresentado pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). O estudo mostra que mais de a metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, crianças na faixa entre 8 ou 9 anos, apresentou nível insuficiente em testes de leitura e em matemática.

Para os educadores, as causas do cenário crítico estão centradas na descontinuidade das iniciativas traçadas nos planos e na implementação de políticas erradas para o setor. Em outras palavras, muda-se o governo e os planos e metas elaborados para a educação, que deveriam ser, persistentemente, seguidos dentro de uma estratégia cientificamente calculada, deixam de existir da noite para o dia.

O que ocorre no ensino básico, em que 55% dos alunos apresentam nível insuficiente em leitura e em operações simples de matemática, se estende para o ensino médio e atinge as universidades. Políticas públicas para esse setor, como bem lembrou o gerente de Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, devem ter bom plano, boa implementação e continuidade ao longo de vários governos para que funcionem e mostrem resultados. Justamente, tudo que não é feito.

A praga da ideologia política, que nem dentro da máquina de governo parece funcionar a contento, é estendida, sem cerimônia, à educação, desestruturando um edifício que necessita de anos para ser erguido e consolidado. O problema, neste caso, não está no solo fértil da infância, mas na cabeça dura e despreparada dos dirigentes adultos. Ao transformar os anos iniciais do ensino público em laboratório de testes, incluindo releituras do cotidiano com viés político-ideológicos, o que se tem, como produto, são alunos sem a formação básica necessária e pouco distantes do analfabetismo completo.

O pior é que essa falha no processo inicial de alfabetização se estende para os anos seguintes, favorecendo os índices de evasão escolar pela incapacidade de muitos em acompanhar o desenvolvimento e aprofundamento dos assuntos. Neste caso, os alunos sem base permanecem como alicerces expostos de um edifício inconcluso e abandonado. O que se tem dessa mistura entre currículos e grades de ensino sem metodologia adequada, permeada de improvisação ideológica e partidária, é o que apresentam os variados exames, como ANA, Enem, Pisa e outros instrumentos de aferição da qualidade de nosso ensino. Invariavelmente, eles mostram a miséria de nossas escolas públicas.

A doutrinação política, tão ardorosamente defendida por entidades de classe da educação, ao impedir que nossas crianças desenvolvam uma utopia própria do futuro, apresentam a elas um mundo antigo e maniqueísta, que nem os adultos acreditam mais. Ao trocar a educação pela doutrinação, transformando as escolas em partidos, o que se tem é isso aí, lamentavelmente.

A frase que foi pronunciada

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode se dar fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

Paulo Freire

Convite

» Nas comemorações do Jubileu da Casa do Pequeno Polegar, haverá o lançamento do livro Casa do Pequeno Polegar: uma vida, muitas histórias. Em 11 de novembro, às 20h, no auditório do Colégio Mackenzie, na QI 5 do Lago Sul. Como parte do evento, Mayse Braga fará uma palestra motivacional.

Inócuo

» Ação rápida e eficiente conseguiu frear um dos menores que tentaram furtar a loja de celulares no Shopping Boulevard. Ferido pelo segurança, o jovem foi ao hospital tratar dos ferimentos, será apreendido e, em breve, estará de volta às ruas.

Padaria

» Pão de grão, anotem esse nome. No Lago Norte, CA 5, ainda é um ponto tímido, mas que promete. Para os apreciadores de pães fica a dica.

Decepção

» Numa conversa com Lêda Ramalho, ela contou a decepção que teve com o acompanhamento da Abreu, empresa de turismo conceituada. Os motoristas arremessando as malas na frente do hotel, os guias apressados deixavam as pessoas para trás. Uma lástima.

Ação tímida

» Caracaraí, em Roraima, tem 700 casos de malária registrados em 10 meses. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Joniel de Sousa, ações de combate e prevenção da doença estão sendo feitas na sede e no interior do município. Ele afirmou que profissionais foram encaminhados às regiões rurais para coletar amostra do material usado para identificar a malária.

História de Brasília

O desespero se apossa do comércio, paralisado pela falta de pagamento, pela Novacap, de suas dívidas. (Publicado em 6/10/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin