Publicado em ÍNTEGRA

Velho, sim! Velhaco, nunca!

Segundo dados apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (Pnad), divulgada em fevereiro, o desemprego atinge 25,9% da população brasileira. Nas faixas entre 25 e 39 anos, o percentual chega a 11,2%. Para os trabalhadores entre 40 e 59 anos, a taxa de desemprego é atualmente de 6,9%. Em números absolutos, o total de desempregados chega a 12,3 milhões de pessoas. A esse número se somam mais 12 milhões de pessoas que gostariam de trabalhar ou que têm jornada considerada insuficiente, o que os especialistas chamam de taxa de subocupação.

Em todo o país, as filas nas agências de empregos dobram as esquinas e expõem o lado mais cruel da recessão econômica. Nesse imenso contingente de brasileiros desesperados, chama particular atenção o caso dos idosos que, mesmo ocupando uma faixa menor de desempregados por razões óbvias, lutam com muito esforço para serem reintegrados ao mercado de trabalho.

O aumento na expectativa de vida das pessoas, não só no Brasil, mas em todo o mundo, agregou mais um problema a uma economia em processo lento de recuperação. Para a maioria dos trabalhadores idosos, principalmente para aqueles que já aprenderam que não dá para viver com dignidade com a aposentadoria de pouco mais de um salário mínimo, a situação ganha contornos de drama quando se sabe que muitos empregadores preferem contratar pessoas mais jovens. A saída para muitos é buscar renda alternativa em pequenos bicos diários.

Em países que já experimentam um envelhecimento significativo de parte da população, tem sido prática de sucesso a recontratação de pessoas mais idosas em diversas atividades. Mesmo empresários da iniciativa privada, em muitos ramos da economia, têm sido estimulados a contratar pessoas mais vividas. A experiência tem se mostrado rendosa para ambos. Nos tempos atuais, conta, cada vez mais para uma marca ou empresa, o trabalho que ela realiza, quer no âmbito social, quer em prol do meio ambiente. É um mundo em transformação profunda.

No Brasil, o governo prepara projeto de lei que criará Regime Especial para o Trabalhador Aposentado (Reta). A intenção é facilitar que aposentados, com mais de 60 anos, sejam contratados por hora, sem obrigação de recolher para a Previdência Social, o FGTS e outros encargos, mesmo aqueles referentes ao vínculo empregatício. A expectativa é promissora já que, nos próximos 10 anos, a estimativa é de que mais de 2 milhões de idosos entrem no mercado de trabalho. O contrato de trabalho para essa modalidade será bem mais flexível, com jornada de 25 horas semanais, feitos em dias alternados e outras inovações. A liberdade deverá ser a regra, promete o governo.

A frase que foi pronunciada

“A democracia pode cambalear quando entregue ao medo”.

Barack Obama

Memória

» Helena Nader, presidente da SBPC, e Mário Neto Borges, do CNPq, firmaram parceria pela reestruturação do Centro de Memória do CNPq. A importância do acervo merece o empenho dos cientistas.

Interessante

» Entra e sai ano, a notícia é a mesma. Grupos de batalha: oposição versus situação confabulam concentrados em traçar o planejamento estratégico para a disputa de quem consegue publicar o maior número de escândalos. A que ponto chegamos. O lado interessante dessa história toda é que quem ganha com essa briga é a opinião pública, que vai conhecendo cada vez mais os representantes eleitos.

Consequência

» Nem a mídia tem percebido o aumento exponencial da criminalidade no meio rural. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), preocupada com furto e roubo à mão armada, resolveu, por meio do Instituto CNA, disponibilizar um formulário para que as vítimas da violência descrevam o ocorrido. A partir daí, o próximo passo será a definição de estratégia para a solução do problema. Nós já registramos, aqui, a expansão do tráfico no campo.

Hermenêutica

» Por volta dos 7 anos, Elias Vidal Rosa teve uma aula que explicava o art. 6º da Constituição Federal. No pequeno teste ao fim da aula, Elias disse que a questão que descrevia o artigo estava errada. Ele conhece crianças que não estudam, a mãe dele já chorou de tanto esperar um médico para ele, cansou de ver crianças buscando comida no lixo, vê todos os dias meninos da sua idade largados na rua…. A professora está até hoje na diretoria para saber se considera como certa a resposta de Elias.

História de Brasília

Neste particular, como há poucos soldados do trânsito, os do Exército bem que podiam prestar sua cooperação, para que desse, também, mais força à campanha na qual está interessado o governo. (Publicado em 23/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin