Chegou o carnaval!!! E aí galera de Brasília, o que vocês vão fazer nesse Carnaval?
A capital tem uma gama de opções para quem gosta de pular o Carnaval, desde os blocos de rua até as festas que ocorrem em diversos clubes de Brasília.
Como dizem no Rio de Janeiro: tem de sal e tem de doce. Carnaval em Brasília, para fazer história.
O que importa é você ter certeza do que gosta de fazer e procurar o evento que mais se adequa a sua disposição e ao seu bolso.
É claro que o Carnaval, uma das festas mais populares da cultura Brasileira, tem diversas características e como em todas as cidades o tradicional e as novidades tem aparecido.
São vários os blocos de rua que são tradicionais em Brasília, tais como a Baratona, o Pacotão, o Galinho da Madrugada, o Mamãe Taguá e agora, o Carnaval do Parque:
A Baratona deve ser o bloco de rua mais tradicional de Brasília, criada em 1976.
Sua característica principal era trazer os foliões dançando pelas ruas de Brasília e passando de Bar em Bar em uma verdadeira maratona (dando origem ao bloco).
Com isso os foliões que terminavam o percurso se destacavam pela performance e pela sua alegria.
Dele surgiu a Baratinha em 1990 onde os foliões mais antigos levavam seus filhos para poder pular a matinê e desde então reúne toda a garotada.
Já o Pacotão surgiu em 1978, criado por foliões jornalistas e críticos aos governos existentes de todas as épocas.
Tem como marca principal as fantasias, faixas e cartazes que fazem uma descontração política a todos os eventos recentes deste cenário.
Sua irreverência em relação aos temas políticos é sua marca principal e até hoje arrasta mais de 10 mil pessoas pela W3 da cidade.
O Galinho da Madrugada foi criado por pessoas ligadas ao frevo pernambucano, ou seja, esse estilo de música e dança está presente neste bloco que surgiu em 1990 e tem sido um grande sucesso em Brasília.
Hoje mais de 30 mil pessoas seguem o bloco que se apresenta no sábado de carnaval pela manhã.
Não é só no plano piloto que estão os blocos tradicionais de Brasília, o bloco Mamãe Taguá, criado em 1995 traz a irreverência dos blocos de rua para Taguatinga.
Desde sua criação, tem tido cada vez mais foliões seguindo com suas fantasias e os Bonecos Gigantes.
As matinês e bailes noturnos dos clubes como Iate, AABB, Minas entre outros não podem deixar de ser mencionadas.
Desde sempre, agitam o carnaval de Brasília com as bandas da cidade e para aqueles que não gostam do carnaval de rua, é uma excelente opção.
Agora o evento mais recente e com maior público de Brasília é o Carnaval do Parque.
Com shows de grandes artistas, a programação está definida para todos os dias a começar pelo pré-carnaval e a ressaca, com diversas atrações todos os dias e milhares de pessoas. Tem todos os estilos de música, desde o samba, pagode, sertanejo e eletrônica.
Para aqueles que desejam curtir o carnaval vai aí apenas um grande aviso:
Curtam com cuidado, respeitem a todos e não se esqueçam de se alimentar bem e tomar muita água.
A alimentação é fundamental e vou postar para vocês receitas fantásticas que vão dar muita energia para aguentar a folia, sem falar que são fáceis e deliciosas.
Anteriormente, ensinamos a Sopa de Cebola, que dá uma revitalizada boa.