Sons da noite
Sons da noite Sambista Gilsinho Portela. Crédito: Beatriz Cunha/Divulgação. Sons da noite

Confira os destaques da coluna Sons da Noite com Milton Nascimento e pré-carnaval na Aruc

Publicado em Música, Sons da noite

Leia a Coluna Sons da Noite publicada em 19 de janeiro no Divirta-se Mais!

Salve a Portela!

A Aruc comemora amanhã, a partir das 18h, os dois anos do Consulado da Portela em Brasília, com um pré-carnaval que tem como atração principal Gilsinho (foto), intérprete oficial da escola de samba de Madureira. Outros participantes da festa são Cláudio Roberto e banda, Bateria Furiosa de Brasília, a Ala Show da agremiação do Cruzeiro Velho e bloco Fio Desencapado.

Neste ano, Gilsinho vai soltar a voz na Marquês de Sapucaí, cantando o samba-enredo da Portela, intitulado De repente de lá pra cá —De repente de cá pra lá, que tem como fonte de inspiração a literatura de cordel, importante expressão artística da cultura popular do Nordeste.

Eu recomendo
Choro de Bamba, grupo formado por Márcio França (violão 7 cordas), Gustavo Beier (cavaquinho), Astro Luiz (pandeiro), Léo Santos (percussão) e Rodrigo Souto (flauta), faz show amanhã, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Tendo como convidados o cantor Alexandre Peçanha e a percussionista Larissa Umaytá, o conjunto passeia por repertório que vai de Carinhoso (Pixinhguinha e João de Barro) a Não deixe o samba morrer (Edson Conceição e Aloísio Silva). Não recomendado para menores de 18 anos.

Semente mineira
Um dos maiores nomes da música popular brasileira, Milton Nascimento incluiu Brasília no roteiro da Semente da Terra Tour 2018. O maior nome do Clube da Esquina se apresenta em 25 de março, no auditório master do Centro e Convenções Ulysses Guimarães. Clássicos da obra do Bituca como Travessia, Sentinela, Canção do sal, Coração de estudante e O cio da terra estão no repertório do espetáculo. Os ingressos já estão à venda no G2 do Brasília Shopping. Não recomendado para menores de 12 anos.

Novíssimo baiano
O cantor e compositor soteropolitano Rafael Pondé (ex-integrante da banda de reggae Diamba) está de volta a Brasília para apresentação no dia 24, no Mormaii Surf Bar (Pontão do Lago Sul). Neste show, ele mostra a fusão de ritmos baianos com elementos da cultura africana, registrada em cinco CDs e no documentário O novíssimo baiano — premiado nos Estados Unidos. Classificação indicativa livre.

Para homenagear
Samba Emeérre é o show de Roberta Fernandes, no dia 23, no Feitiço Mineiro, abrindo a temporada pré-carnavalesca do bar e restaurante de 306 Norte. Acompanhada por Daniel Sobrinho (violão), Zambinha (baixo), Feijão (cavaquinho), Bruno Carlos (bateria), Danilo Avelar e Isaack Sousa (percussão), a cantora presta tributo a Elis Regina. Não recomendado para menores de 18 anos.

Eterna bossa
Canções de parceiros bossanovistas como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli estão no repertório do show que Cely Curado apresenta amanhã e domingo, às 13h, no Vila Cinco (ao lado do Brasília Shopping). A cantora tem a companhia do violonista Edson Arcanjo. Classificação indicativa livre.

Ritmos latinos
Embora toque MPB, jazz e soul music, são os ritmos latinos que predominam na apresentação que a Orquestra Revoada, faz amanhã, às 20h30, no Otramanera (413 Sul, Bloco A, Loja 2). O show tem como título Latinidades e o grupo, sob a direção musical do violonista Luiz Duarte, reúne 10 instrumentistas — com direito a naipe de sopros. Não recomendado para menores de 18 anos.