antónio zambujo
antónio zambujo Zambujo, Roberta Sá e banda em performance de Injuriado. (Divulgação) antónio zambujo

António Zambujo emociona público em show no Centro de Convenções

Publicado em Música

O cantor e compositor português António Zambujo se apresentou em Brasília com show em que interpreta canções de Chico Buarque. A plateia aplaudiu com entusiamos a performance do músico.

A emoção se espalhou pelo Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães na noite de domingo. O sentimento foi vivido por 700 pessoas que assistiram a apresentação de António Zambujo no show em que ele interpreta canções de Chico Buarque. O cantor português levou para o palco todo o repertório do álbum Até pensei que fosse minha, com o qual deixa clara sua admiração pelo genial compositor brasileiro.

Mas foi além, pois às 16 músicas registradas no CD juntou outras cinco, o que o possibilitou formar um amplo e diversificado painel, pois as composições são de diferentes períodos da obra buarqueana. Há desde Até pensei — de cuja letra saiu o título ao projeto — do LP de 1968, a Nina, do Chico, lançado em 2011.

Boa parte da plateia, formada por fãs de Chico, aplaudiu com entusiasmo cada canção que ouvia, deixando claro a total aprovação à releitura feita por Zambujo, dono de uma bela voz, acrecida do charmoso sotaque lusitano. Ao vivo ele se permitiu fugir um pouco do registro fonográfico, demonstrando total familiaridade com o universo focalizado.

Desde Futuros amantes, que abriu o espetáculo até Todo sentimento ouvida já na parte final, foi um sequência de clássicos — da importância de Folhetim, Geni e o zepelim, Joana Francesa, Januária, O meu amor e Valsinha. Em Tanto mar foi acompanhado com palmas ritmadas pelos espectadores.

O grande momento do show foi quando Zambujo e Roberta Sá juntaram as vozes em Sem fantasia. Impressionou a total interação entre os dois e a sensibilidade interpretativa de ambos. Para tudo isso contribuiu os arranjos criados pelo virtuoso violonista Marcello Gonçalves (Trio Madeira Brasil), responsável também pela direção musical; e o talento dos músicos da banda: Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Ricardo Cruz (contrabaixo acústico), João Moreira (trompete) e Anat Cohen (clarinete).

Após a apresentação, Zambujo recebeu alguns convidados e posou para fotos com alguns deles. Ainda sob impacto da calorosa acolhida dada pelo brasiliense, disse que não poderia ser melhor o encerramento da turnê brasileira. E contou que, anteriormente, em Londres, Paris e Portugal o show foi otimamente recebido.

António Zambujo
Depois da apresentação, Zambujo recebeu alguns convidados. Alguns, como eu, puderam tirar fotografias com o cantor. (Divulgação)