Letícia Colin e Caio Castro vivem Leopoldina e Dom Pedro I em Novo Mundo
novo6 Letícia Colin e Caio Castro vivem Leopoldina e Dom Pedro I em Novo Mundo Letícia Colin e Caio Castro vivem Leopoldina e Dom Pedro I em Novo Mundo

Novela Novo mundo volta à Globo a partir desta segunda-feira

Publicado em Novela

O horário das 18h da Globo será ocupado, a partir desta segunda-feira (30/3) por uma versão compacta de Novo mundo. Relembre os personagens da trama de Theraza Falcão e Alessandro Marson.

A partir desta segunda-feira (30/3) o público vai poder matar as saudades de Novo mundo. A novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson reestreia às 18h, no lugar de Éramos seis, em versão mais curta por causa do coronavírus. A trama (originalmente exibida entre março e setembro de 2017) lembra a passagem da Família Real pelo Brasil em 1808. Personagens reais como Princesa Leopoldina (Letícia Colin), Dom Pedro I (Caio Castro) e Dom João VI (Leo Jaime) se misturam a outros, criados especialmente para a novela que conta a história do romance fictício de Anna Millman (Isabelle Drummond) e Joaquim Martinho (Chay Suede). O vilão Thomas Johnson (Gabriel Braga Nunes) tem em Anna a noiva dos sonhos e quer atrapalhar o amor dos dois.

Em torno disso, gira a ação de Novo mundo, que ainda tem como destaques dois outros núcleos. Em um deles, Vivianne Pasmanter é Germana e Guilherme Piva, Licurgo. O casal é dono de uma taberna e não mede esforços para enriquecer às custas de tirar vantagem de outros personagens. O outro núcleo que chamou a atenção na novela foi o de Ingrid Guimarães, que roubou a cena como a atriz portuguesa Elvira Matamouros que veio ao Brasil no mesmo navio que Leopoldina.

Um destaque para os brasilienses é que Murilo Grossi fez apareceu nos 13 primeiros capítulos da novela como o capitão Otávio. Em entrevista ao Correio à época, o ator descreveu sua participação como “discreta e saborosíssima” e contou que Otávio acaba sendo um “cúmplice” do vilão Thomas, personagem de Gabriel Braga Nunes. Ele é uma espécie de confidente de Thomas e faz de tudo para agradá-lo. “Reencontrar Gabriel, um amigo querido, nos sets foi uma das várias alegrias de fazer essa novela”, afirmou.

Novo mundo também serve de aperitivo para Nos tempos do imperador, novela que iria substituir Éramos seis e que é a continuação de Novo mundo. Também escrita por Thereza e Alessandro, Nos tempos do imperador começou a ser gravada e traz Selton Mello como Dom Pedro II e nomes como Letícia Sabatella, Mariana Ximenes e Alexandre Nero no elenco.

Lembre os principais personagens de Novo mundo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Joaquim Martinho (Chay Suede) – Jovem ator, sua vida se transforma totalmente quando ele embarca no navio rumo ao Brasil. Apaixonado por Anna (Isabelle Drummond), torna-se um herói e defensor de Dom Pedro I (Caio Castro). Grande entusiasta da independência brasileira. No início da trama, é casado com a colega do teatro, Elvira (Ingrid Guimarães).

Anna Millman (Isabelle Drummond) – Inteligente, forte e culta, a jovem inglesa professora de português de Leopoldina (Leticia Colin), se apaixona por Joaquim e pelo projeto de nação brasileira. Se envolve com Thomas (Gabriel Braga Nunes) e chega a sofrer com as investidas de Dom Pedro I, mas não deixa de amar Joaquim. Durante a viagem para o Brasil, começa a escrever seu diário de viagem. É irmã adotiva de Piatã (Rodrigo Simas) e filha de Sir Edward, desaparecido misteriosamente no Brasil.

Dom João (Leo Jaime) – Rei português, casado com a rainha espanhola Carlota (Débora Olivieri). Pai de Dom Pedro I, Maria Tereza (Carolina Pismel) e Miguel (Daniel Rangel).

Carlota Joaquina (Débora Olivieri) – Rainha espanhola casada com Dom João.  Mandona, vive às turras com Dom João por causa do comportamento de Dom Pedro I e não controla seus impulsos sexuais.

Dom Pedro I (Caio Castro) – Príncipe regente. Mulherengo ao extremo, explosivo e avesso às convenções. É amado pelo povo e apaixonado pela bailarina francesa Noémie (Luisa Micheletti). Casa-se com Leopoldinapor procuração depois de um acordo político entre as duas nações. Quando sua família retorna para Portugal e o deixa sozinho no Brasil, transforma-se em um verdadeiro governante e luta para fazer com que o Brasil se livre das injustiças de Portugal. Sua vida muda quando encontra Domitila (Agatha Moreira) pelo caminho.

Leopoldina (Leticia Colin) – Filha de Francisco I, princesa da Áustria. Educada, culta, humana, inteligente, foi criada na alta nobreza. Acaba se apaixonando pelo Brasil e se tornará uma grande entusiasta da independência. É confidente de Anna.

Chalaça (Romulo Estrela) – Secretário e alcoviteiro de Dom Pedro I. Envolve-se com Domitila, que pretende usá-lo para se aproximar de Dom Pedro I.

José Bonifácio (Felipe Camargo) – Ministro de Dom Pedro I. Com a partida da família real para a Europa, torna-se grande amigo e confidente de Leopoldina. Inimigo declarado de Domitila e um grande entusiasta da independência brasileira.

Narcisa Emília (Marcia Cabrita) – Esposa de José Bonifácio, mantém o marido na linha a muito custo. Não raro, vai buscá-lo na boemia. Narcisa está longe de ser uma santa. Ele é a “má boazinha”, que está sempre criticando e fazendo intriga, infernizando os outros, mas com muita simpatia e sorrisos.

Piatã (Rodrigo Simas) – Irmão de criação de Anna. É um jovem nascido índio, no Brasil, mas criado como europeu na Inglaterra. Ele e o pai Rudá acompanhavam Edward, pai de Anna, em uma expedição, quando Rudá morreu. Edward decide criar Piatã na Europa. Não sabe muito sobre seu passado. Vive sem conseguir se adaptar e procura seu lugar no mundo.

Thomas Johnson (Gabriel Braga Nunes) – É o grande vilão da história. Oficial da marinha inglesa. Vem para o Brasil a serviço da Inglaterra e como espião de Portugal para tentar impedir que o país se torne independente. Seu ponto fraco é ter se apaixonado por Anna, com quem vai se envolver para se aproximar de Leopoldina e da família real. A fama de herói da marinha britânica esconde a sua verdadeira identidade: um mercenário, traficante de escravos, louco por dinheiro e traidor.

Doutor Peter (Caco Ciocler) – Médico que vem na missão austríaca na comitiva de Leopoldina sem saber o que lhe espera. Vai ficar responsável por cuidar de Dom Pedro I e se envolverá não só com a Corte, mas com os cidadãos do novo mundo.

Letícia (Maria João) – Bióloga. Esposa de Ferdinando (Ricardo Pereira). Ela e Ferdinando chegam com a missão austríaca, junto com a comitiva de Leopoldina. Farão uma expedição pelas matas do novo mundo.

Ferdinando (Ricardo Pereira) – Botânico. Veio com sua esposa Letícia para o Brasil, junto com a comitiva de Leopoldina para estudar a flora do país. Farão uma expedição pelas matas do novo mundo.

Wolfgang (Jonas Bloch) – Nobre austríaco. Vem para o Brasil na comitiva de Leopoldina e é responsável pelos investimentos e economias da princesa. Casa-se com Diara (Sheron Menezzes) depois de se apaixonar por ela enquanto era sua escrava. Sofre uma grande transformação ao se casar com ela.

Licurgo Ferreira (Guilherme Piva) – Dono da Estalagem dos Portos, um dos estabelecimentos comerciais mais mal afamados da Corte. Marido de Germana (Vivianne Pasmanter) e a personificação do jeitinho brasileiro de se dar bem e de tirar vantagem em cima dos outros.

Germana Ferreira (Vivianne Pasmanter) – Autoritária, preguiçosa e mandona, a dona da estalagem está sempre ligada nas conversas que escuta e quando pode tira alguma vantagem das informações privilegiadas que consegue.

Elvira Matamouros (Ingrid Guimarães) – Atriz portuguesa da mesma companhia de Joaquim. Ambiciosa, mas muito engraçada e apaixonada por ele. Aproveitou de uma fragilidade dele para fazê-lo casar-se com ela. Nunca mais dá sossego ao rapaz.

Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco) – Pirata inglês. Conheceu o pai de Anna, Edward, e sabe vários segredos envolvendo o passado de Thomas.

Domitila (Agatha Moreira) – Casada com um oficial da Guarda, Felício (Bruce Gomlevsky), tenta usar Chalaça para se aproximar de Dom Pedro I. Não medirá esforços para chegar até o príncipe. Usará sua posição de vítima no casamento com Felício para pedir ajuda ao príncipe.

Padre Olinto (Daniel Dantas) – Padre que veio jovem para o Brasil e rebelou-se contra a visão da Igreja Católica sobre os índios e passou a viver junto a eles. Torna-se grande defensor dos índios.

Jacira (Giullia Buscacio) – Índia guerreira que vai contra as regras aplicadas às mulheres na aldeia. Lutará por seus direitos de lutar como os homens, por exemplo. Se apaixonará por Joaquim, mas, ao saber do seu amor por Anna, tentará esquecê-lo. Se encantará com o botânico Ferdinando (Ricardo Pereira) ao mesmo tempo em que despertará a paixão de Piatã.

Diara (Sheron Menezzes) – Escrava que se casa com o nobre austríaco Wolfgang e passa a ser a Baronesa de Paciência. Aparentemente é uma mulher espalhafatosa, mas sua personalidade esconde outras camadas. Filha adotiva de Idalina (Dhu Moraes) e irmã adotiva de Matias (Renan Monteiro), Diara fará de tudo para conseguir a liberdade dos dois e lutará pelo fim da escravidão.

Jacinto (Babu Santana) – Capataz de Sebastião (Roberto Cordovani). Faz trabalhos sujos para Thomas.