favorita

Novela A favorita entrará no catálogo do Globoplay em maio

Publicado em Novela

O público poderá lembrar a rivalidade entre Donatella e Flora, que movimentou A favorita. Relembre os principais personagens da novela de João Emanuel Carneiro!

Antes de Avenida Brasil, o autor João Emanuel Carneiro já mostrava que sabia fazer novelas com personagens dúbios e mais realistas. Este mês entram no catálogo do Globoplay os capítulos de A favorita, novela de 2008 dirigida por Ricardo Waddington.

A trama de A favorita trazia a rivalidade entre a ex-dupla sertaneja Donatella (Cláudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar), repleta de reviravoltas em que o público ficava sem saber quem era a mocinha e quem era a vilã da história ー somente depois é que ficou mais claro. Elas lutam pelo mesmo homem e tudo culmina em uma ser acusada de um assassinato cometido pela outra. Além disso, Donatella acaba criando como se fosse dela Lara (Mariana Ximenes), filha de Flora fruto de traição dela com o marido de Donatella, Marcelo (Flávio Tolezani).

O elenco de A favorita ainda traz Murilo Benício, Cauã Reymond, Tarcísio Meira, Ary Fontoura (em atuação marcante), Deborah Secco, Mauro Mendonça e Glória Menezes, entre outros.

Lembre os principais personagens de A favorita!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Donatella (Cláudia Raia) – Mulher bonita, de moral duvidosa e louca por dinheiro. A menina ficou órfã quando criança e acabou criada pela família de Flora (Patrícia Pillar), de quem fica amiga e com quem forma a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Se casa com o milionário Marcelo Fontini (Flávio Tolezani), com quem teve um filho, que foi sequestrado e nunca mais apareceu. Depois que o marido foi assassinado, Donatella se casou com Dodi (Murilo Benício), ex-marido de Flora, e cria Lara (Mariana Ximenes). No decorrer da trama, se envolve com o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia).

Flora (Patrícia Pillar) – Mulher bonita e doce, mas solitária e introvertida, com uma tristeza profunda nos olhos. Foi casada com Dodi, atual marido de Donatella. Passou 18 anos presa, acusada de ter assassinado Marcelo Fontini e sai da prisão disposta a reconquistar Lara e a provar que a assassina de Marcelo foi Donatella. Também vai se envolver com Zé Bob.

Lara (Mariana Ximenes) – Moça rebelde, radical em suas atitudes e em seu visual. Aparenta ser durona, mas no fundo é delicada e carente. É a única herdeira de Gonçalo (Mauro Mendonça) e Irene (Glória Menezes). A jovem estudante de geologia começa a trama namorando Cassiano (Thiago Rodrigues), mas acaba se apaixonando por Halley (Cauã Reymond).

Halley (Cauã Reymond) – Jovem bonito, sedutor e mulherengo. O suposto filho da cafetina Cilene (Elizangela) com Silveirinha (Ary Fontoura), foi educado de forma bastante conservadora, mas os princípios não entraram em sua cabeça. Só pensa em enriquecer a qualquer custo. Ao longo da trama, envolve-se com Lara (Mariana Ximenes).

Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça) – Marido de Irene. Inteligente, culto, íntegro e dedicado à família. Sua autoridade é imposta naturalmente. Quando jovem, tinha ideias comunistas, mas, ao longo da vida, deixou de lado seus ideais e tornou-se um homem riquíssimo. Apesar disso, é discreto e não gosta de ostentação nem de bajuladores. É muito apegado à neta, Lara, e sofre com o assassinato de seu filho único, Marcelo.

Irene (Glória Menezes) – Mãe de Marcelo. Culta, elegante, sofisticada, discreta e profundamente ética, casou-se com Gonçalo, apesar de ter sido apaixonada pelo líder trabalhista Copola (Tarcísio Meira). Mora em um rancho com o marido, Donatela, Dodi e Lara. Não se dá bem com Donatela e Dodi e será uma importante aliada de Flora na segunda fase da trama. Um dos seus grandes prazeres é lecionar para crianças carentes na escola de canto.

Dodi (Murilo Benício) – Reservado e misterioso, faz o típico novo-rico, que não consegue disfarçar que veio de baixo. É amigo de infância de Marcelo. Autoritário com os empregados, desperta a antipatia de Lara e Irene e dos funcionários da empresa de Gonçalo, onde tem um cargo.

Silveirinha (Ary Fontoura) – Homem aparentemente inofensivo, mas muito perigoso. Dono de um passado obscuro, é vingativo e traiçoeiro. Empresário musical das cantoras Faísca e Espoleta, após a dissolução da dupla sertaneja foi obrigado a se contentar em trabalhar como mordomo na casa de Donatela, de quem virou confidente. No passado teve um caso com Cilene, que resultou no nascimento de Halley.

Cilene (Elizangela) – Mulher bem-humorada, mas que também sabe ser dura. Para todos os efeitos, teve um caso com Silveirinha e engravidou de Halley. Trabalhava como manicure, mas descobriu que tinha poderes premonitórios e começou a trabalhar como vidente para sua clientela feminina. Paralelamente, abriu uma agência de acompanhantes para homens, na qual trabalham Manu (Emanuelle Araújo), Sharon (Giovanna Ewbank), Luma (Thiare) e Melissa (Raquel Galvão).

Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) – Honesto, culto e idealista, acredita que pode mudar o mundo pelo jornalismo. Compra qualquer briga para denunciar as falcatruas dos políticos. Tem uma vida amorosa desestruturada: é um tremendo mulherengo, mas se sente só em seu apartamento, onde vive apenas em companhia da cadela Wilma. Envolve-se com Donatela e Flora.

Maíra (Juliana Paes) – Mulher de alma livre, solteira, provocadora e inquieta. Jornalista desde cedo, dedica a vida ao jornal onde trabalha ao lado de Zé Bob. Diz que gosta de ser solteira, mas na verdade largaria tudo para se casar, principalmente se fosse com o cantor Augusto César (José Mayer), por quem é apaixonada. Juliana saiu no meio da novela para protagonizar a próxima novela das 21h, Caminho das Índias.

Orlandinho (Iran Malfitano) – Jovem bonito, rico e carente. É enganado por Halley, que se aproxima dele dizendo ser um amigo dos tempos da escola. Orlandinho acaba se apaixonando por Halley, mas também se envolve com Maria do Céu (Deborah Secco).

Romildo Rosa (Milton Gonçalves) – Político poderoso e bastante temido. Veio de família pobre, mas conseguiu enriquecer por meio de trocas políticas, tornando-se refinado. Foi casado com Judite, com quem teve dois filhos: Alícia (Taís Araújo) e Eduardo (Fabrício Boliveira), o Diduzinho. É apaixonado por Arlete ( ngela Vieira), secretária de Gonçalo, com quem teve um caso no passado. Ignora que é pai de Damião (Malvino Salvador), filho dela.

Alicia (Taís Araújo) – Filha de Romildo Rosa. Dona de uma personalidade forte e muito inteligente, nunca está satisfeita com homem algum e tripudia deles depois que se rendem ao seu charme. É a única pessoa capaz de enfrentar Romildo. Diz que ele é corrupto, mas não consegue recusar seu dinheiro. Faz chantagem com o pai, ameaçando contar os podres dele se não fizer suas vontades. Apaixona-se por Zé Bob, que insiste em denunciar as falcatruas de Romildo.

Diduzinho (Fabrício Boliveira) – Filho do político Romildo Rosa. Vive à sombra do pai, que quer que ele entre para a política. Beberrão engraçado, não leva o menor jeito para a coisa.

Damião (Malvino Salvador) – Filho de Arlete ( ngela Vieira), dono de um forte carisma. Impulsivo e politicamente correto. Acha que o pai faleceu de câncer, mas na verdade é filho de Romildo Rosa, político corrupto que ele detesta. Ao longo da trama, envolve-se com Dedina (Helena Ranaldi), mulher de seu amigo Elias (Leonardo Medeiros).

Stela (Paula Burlamaqui) – Uma mulher bonita, sensual e bem-humorada. Muda-se para Triunfo e abre um restaurante que faz muito sucesso na cidade. Os homens ficam encantados com seu talento ao fogão e também com a beleza dela. Dona de um passado misterioso, ela não se envolve com ninguém.

Copola (Tarcísio Meira) – Senhor jovial e idealista, marido de Iolanda (Suzana Faini), com quem teve três filhas: Catarina (Lilia Cabral), Lorena (Gisele Fróes) e Cida (Claudia Ohana). Apesar dos problemas, mantém a família unida e é extremamente querido pela vizinhança. Abriu uma biblioteca pública na garagem de sua casa, onde realiza saraus à noite. Quando jovem, teve um caso com Irene e foi muito amigo de Gonçalo, mas atualmente os dois vivem em pé de guerra.

Iolanda (Suzana Faini) – Honesta, simples e com os dois pés no chão. Apesar de aparentar ser frágil e calma, é dona de uma personalidade fortíssima. Controladora, tem muitos ciúmes do marido, principalmente em relação a Irene. Dedicou sua vida à família.

Catarina (Lília Cabral) – Delicada, gentil, sonhadora e honesta, está sempre muito atarefada com os afazeres domésticos. É casada com Leonardo (Jackson Antunes), com quem tem dois filhos, Domenico (Eduardo Mello) e Mariana (Clarice Falcão). Abriu mão da carreira para se tornar dona de casa e sofre com as grosserias dos filhos e com o descaso e a indiferença do marido. Tratada por Leonardo como uma empregada, faz vista grossa para seus casos extraconjugais.

Leonardo (Jackson Antunes) – Reacionário e machista ao extremo. Vem de família pobre e mudou-se para São Paulo ainda jovem para trabalhar. Arrumou emprego como operário na indústria de Gonçalo. O papel dele na fábrica é intimidar os operários que ameaçam fazer greve, o que fez com que ganhasse a antipatia do sogro.

Lorena (Gisele Fróes) – Bonita, sensual, vaidosa, consumista e de bom caráter. É casada com Átila (Chico Diaz), com quem teve um filho, Cassiano. Tem uma família liberal e esclarecida, mas é dona de uma personalidade forte e dominadora. É ela quem sempre dá a última palavra em casa.

Átila (Chico Diaz) – Alegre, honesto, simpático e boa gente. Toca nos saraus de Copola ao lado do filho.

Cassiano (Thiago Rodrigues) – Bonito, romântico e inteligente. Tem o pai como ídolo. É muito responsável e leva o trabalho na fábrica muito a sério. No início da trama, namora Lara, herdeira da empresa em que trabalha.

Cida (Claudia Ohana) – Solitária, romântica, honesta e carente, é a única que ficou solteira, mas ainda sonha em um dia se casar. Trabalha como caminhoneira, para desespero da mãe. Teve um caso com Átila.

Rosana/ Diva (Giulia Gam) – Nos anos 1980, envolveu-se com Augusto César (José Mayer) e Elias (Leonardo Medeiros). Quando engravidou de Shiva Lênin (Miguel Rômulo), preferiu não revelar quem era o pai da criança, fazendo com que os dois amantes assumissem juntos a paternidade. Até que abandonou a família e nunca mais deu notícias. Misteriosa, trocou de nome (passou a se chamar Rosana). Cumpre pena após ser condenada por tráfico internacional de drogas.

Augusto César (José Mayer) – Homem bonito, atraente, romântico e delirante, ex-roqueiro de sucesso. É ufólogo atuante e realiza encontros para meditação. Ganhou fama de doido quando resolveu largar o rock para se tornar um eremita à espera de um disco voador. Acredita que Rosana foi abduzida por alienígenas. Ao longo da trama, envolve-se com Maíra e Donatela.

Elias (Leonardo Medeiros) – Casado com a professora Dedina (Helena Ranaldi). Trabalha como dentista, e seu enorme coração o impede de cobrar pelas consultas de pessoas mais pobres.

Dedina (Helena Ranaldi) – Mulher bonita, intelectualizada e cosmopolita, trabalha como professora. Aparenta ter uma boa estrutura emocional, mas na verdade é bastante desequilibrada. Foi criada em uma cidade grande, por isso tem dificuldade em se adaptar a Triunfo. Ao longo da história, envolve-se com o melhor amigo do marido, Damião.

Maria do Céu (Deborah Secco) – Jovem belíssima, introspectiva e misteriosa. Aparenta ser tímida, mas na verdade é dissimulada. É de família pobre e veio com o pai Edivaldo (Nelson Xavier) e a irmã Greice (Roberta Gualda) para a cidade grande. É inconformada com a situação de miséria em que vive. Envolve-se com Halley e Orlandinho.

Pedro (Genézio de Barros) – Pai de Flora. Criou Donatela desde pequena, já que, quando menina, ela perdeu o pai e a mãe. Não acredita na inocência de Flora e mantém uma boa relação com Donatela.