1 Portal Educativo/MS/Gov/Divulgação

Quarentena x Concursos: Especialista dá dicas de como aproveitar o tempo para estudar

Publicado em Concursos

As pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alterou a rotina em todo mundo, inclusive dos concurseiros. Algumas seleções alteraram os cronogramas já previstos e o processo seletivo do IBGE, por exemplo, chegou a ser suspenso por conta do adiamento do Censo Demográfico. Para muitos candidatos, o momento é de incertezas. Mas, de acordo com Leandro Souza, fundador da LS Concursos, é necessário ter calma e aproveitar o momento de isolamento para cuidar da saúde e também para se dedicar aos estudos.

Veja abaixo algumas considerações do especialista e aproveite as dicas:

  • Antes de tudo, o básico: se expor ao vírus é um desserviço à sociedade e pode custar caro ao próprio concurseiro. Ninguém estuda em alta performance quando está doente.
  • Alguns concursos estão tendo as provas suspensas ou adiadas. Claro que isso pode provocar alguma frustração, mas o concurseiro não pode “relaxar” nem se deixar abater. Aproveite o tempo extra para se preparar ainda melhor e mantenha o ritmo, já que a nova data poderá ser marcada com um intervalo bastante curto.
  • Muitas empresas adotaram o home office. Isso é ótimo para o concurseiro que estuda e trabalha, pois ele poderá usar o tempo que passaria no trânsito para estudar. Descansar também é importante, já que o corpo descansado rende muito mais e melhor.
  • Alguns cursinhos suspenderam as aulas. Quem costuma estudar em bibliotecas também precisará adotar uma nova rotina e estudar em casa. Essa adaptação nem sempre é fácil. Organize seu espaço com os materiais que usará em cada dia, escolha um local iluminado e de preferência silencioso. Solicite a cooperação da família para que não haja interrupções durante o estudo.
  • Planeje seus estudos de maneira organizada com o intuito de aumentar seus estudos diariamente. Todo tempo de estudos focados será recompensado.
  • Não entre em pânico. Dispense os noticiários e grupos de Whatsapp que trazem mais insegurança do que informação, além de distrair e tirar o foco. Você não precisa dessa preocupação e pode aproveitar esse tempo para aquele resumo específico e tão importante.
  • Alimente-se bem, da forma mais natural possível. Evite ao máximo pedir refeições prontas. Uma alimentação balanceada pode ajudar a otimizar o desempenho e aprendizado. O aparelho cognitivo é favorecido com o consumo de vitaminas e ômega 3.
  • Trabalhe com metas de estudos semanais e personalizadas, estipuladas por um consultor de acordo com a rotina de cada aluno. Como agora alguns alunos terão mais tempo para estudar, os consultores poderão antecipar as metas das próximas semanas para que todo o tempo seja bem aproveitado com estudos e não com pânico.