tabata amaral Foto: Divulgação

Sem apadrinhamento: deputada federal abre seleção pública para compor equipe

Publicado em Concursos

Se você pensa que só apadrinhados compõem a equipe de um deputado, no Congresso Nacional, então você está enganado. A deputada federal eleita Tabata Amaral, do PDT de São Paulo, decidiu abrir uma exceção e lançou processo seletivo público para formar sua nova equipe de gabinete. As vagas são para assessor legislativo, coordenador de comunicação, assessor político, coordenador de agenda política, assessor e assistente de comunicação. As oportunidades são, em sua maioria, em Brasília/DF, e o restante na capital de São Paulo.

Os contratados trabalharão no gabinete da deputada eleita ou no gabinete compartilhado, estrutura que será criada por Tabata e por mais dois parlamentares também recém eleitos, Alessandro Vieira (senador por Sergipe) e Felipe Rigoni (deputado federal pelo Espírito Santo). Os três são integrantes do Acredito, movimento de renovação política criado por jovens com a finalidade de lutar pela diminuição das desigualdades e mudar a forma de se fazer política.

Os parlamentares, além de optar por convocar seus funcionários através de uma seleção, também lançam um programa de recrutamento de talentos para a estrutura de gabinete compartilhado entre os três – um coworking no Congresso. A utilidade seria ter pessoas de diferentes gabinetes usando o mesmo espaço para trabalhar juntos, como uma startup política.

São mais de 40 vagas no total, somando os três gabinetes individuais de cada parlamentar e o gabinete compartilhado.

As inscrições estão abertas até sexta-feira, (21/12), podendo ser realizadas gratuitamente pelo site www.talentoscongresso.com, onde também é possível encontrar mais informação sobre os cargos.

As principais etapas do processo seletivo são: análise de currículo, testes online de raciocínio lógico e perfil profissional, envio de vídeo, teste de alinhamento de valores e integridade ética, entrevista por competências, entrevista com chefes de gabinetes e painel final com os eleitos.

O processo seletivo é intitulado Talentos no Congresso e funcionará como um programa de trainee, com uma seleção rigorosa em várias etapas feita para cargos chave do gabinete de cada um dos três parlamentares eleitos e para a equipe multifuncional que irão compartilhar. O processo começa dia 6 de dezembro e termina dia 23 de janeiro de 2019.

 

Currículo

Tabata Claudia Amaral de Pontes é cientista política formada em Harvard e ativista pela educação brasileira. Filiada ao Partido Democrático Trabalhista, foi eleita deputada federal por São Paulo, sendo a sexta candidata mais votada no estado, com 264.450 votos.

 

* Matéria atualizada dia 22/12