S ou z?

Publicado em português

Limpeza se escreve com z e francesa com s. Por quê? A resposta não está na pronúncia. Numa e noutra palavra o som é o mesmo. A diferença tem tudo a ver com a formação das palavras. Desde os primeiros anos de escola estudamos o assunto. Mas dúvidas persistem sobretudo na cabeça de quem lê pouco.

Não há nada de estranho. Ortografia é fixação. Quanto mais contato a pessoa tem com a língua escrita, mais familiares as palavras se tornam. Esses e zês viram gente de casa, íntima como marido e mulher ou pai e filhos. Eis a razão por que, ao perguntarem a alguém como se escreve determinado vocábulo, ele escreve o termo antes de responder. Precisa ver antes de falar.

Embora poucas, há regras que quebram um senhor galho na hora de dirimir dúvidas. Uma delas explica por que limpeza se grafa com z. Para dar as caras, o sufixo –eza faz uma exigência — formar substantivos abstratos derivados de adjetivos. É o caso de grande (grandeza), real (realeza), mal (malvadeza), cru (crueza), belo (beleza), safado (safadeza), sutil (sutileza), certo (certeza), limpo (limpeza).

Francesa joga em outro time. É adjetivo derivado de substantivo. No masculino o s também aparece. Exemplos não faltam: Portugal (português, portuguesa), Inglaterra (inglês, inglesa), França (francês, francesa), Escócia (escocês, escocesa), burgo (burgês, burguesa), freguesia (freguês, freguesa), campo (camponês, camponesa). E por aí vai.

Dica: na dúvida, pare e pense. A palavra deriva de substantivo ou adjetivo? Se substantivo, dê passagem ao s. Se adjetivo, ao z. A origem é a chave do enigma. Olho vivo!