Leitor com as barbas de molho

Publicado em Geral

 
 
Sérgio Pedro Schneider anda apreensivo. A razão: levou anos pra aprender as manhas dos porquês. Junto, separado, com acento, sem acento — são tantos os caprichos que não foi mole arranjar-lhes um lugar na cabeça. Agora, vem a reforma ortográfica.

Na semana passada, Portugal aderiu ao acordo. As mudanças, pelo andar da carruagem, devem entrar em vigor no ano que vem. Por isso, ele pergunta: com as novas regras, como ficarão os arteiros por que, por quê, porque e porquê?

Respire fundo, Sérgio. O acordo ortográfico não se meteu na vida das oxítonas. Só se preocupou com as paroxítonas. As alterações mandam plantar batata no asfalto:

a. os ditongos éi, ói: idéia e jóia se escreverão ideia, joia

Abra os olhos: só o grampinho das paroxítonas se vai. O das oxítonas e o dos monossílabos tônicos permancem firmes e fortes: papéis, herói, dói.

b. o chapéu do ditongo ôo: vôo, abençôo e perdôo viram vira voo, abençoo e perdoo.

c. o circunflexo do hiato ê.em que aparece na 3ª pessoa do plural dos verbos ler, ver, crer, dar e derivados: eles lêem, vêem, crêem, dêem, relêem & cia. se grafarão eles veem, creem, deem, releem.

d. Os acentos diferenciais usados em pêlo, pélo, pára, pólo, pêra. Eles ganharão forma mais leve — pelo, para, polo, pera.

Atenção, atenção! Mantém-se o chapéu de pôde e do verbo pôr (monossílabo).

e. o agudão do u tônico dos verbos apaziguar, averiguar, argüir S.A: apazigúe, averigúe, argúem se grafarão apazigue, averigue, arguem.

f. o i e u antecedidos de ditongo perdem o grampo. Feiúra vira feiura.

 
Resumo da opereta

Viu, Sérgio? Os porquês não foram atingidos. Os acentos dos manhosos que você tanto ama caem nas oxítonas (o porquê) e nos monossílabos. A reforma os ignorou. Só botou olho grande nas paroxítonas. Por isso, continue a esnobar:

E as meninas por que não vieram conosco ?
Só levantou agora por quê?
Não foi à aula porque estava com febre.
Não sei o porquê de atitude tão grosseira.
 

Por falar em reforma…

As outras mudanças? Ei-las:

1. O alfabeto engorda. Com a entrada do k, w e y, passa a ter 26 letras.

2. O trema some.

3. O hífen troca seis por meia dúzia. Mantém a confusão.