Bibi no céu: disputa de Zeus e Deus

Publicado em português

Zeus bate à porta do céu. São Pedro o recebe. Mal entra, o deus dos deuses ouve aplausos intermináveis. Entende logo. Anjos, arcanjos, serafins e demais moradores do paraíso recebem Bibi Ferreira. O dono da casa, fã dos fãs, está na primeira fila.

O senhor do Olimpo espera com paciência. Quando surge a oportunidade, aproxima-se de Deus. Os olhos de ambos se encontram. Gentil mas determinado, o grego solta o vozeirão:

— O lugar da Bibi é no Olimpo. Lá vive Dionísio, o deus do teatro. Nada mais justo que fiquem juntos.

Protestos ecoam. Deus entende. Os celestes também querem a estrela. Sorri. Mira o visitante e propõe:

— Que tal ouvir a diva?

Bibi faz a escolha salomônica. Passará seis meses no Olimpo. E seis meses no céu. O calendário ajuda. No verão, quando o céu exibe todo o esplendor, a musa brilhará com os astros. Mas sobressairá. À noite, olhe para o alto. Lá estará ela.

Dionísio

O deus do teatro tem uma história pra lá de legal. Sêmele esperava um filho de Zeus. Um dia, quis ver o senhor do Olimpo em todo seu esplendor. Ops! Zeus era o deus dos deuses. Tentou demovê-la de tão arriscado pedido. Não conseguiu. Então se mostrou pra jovem. Explodiram clarões. Ela não aguentou tanta beleza. Morreu na hora.

Zeus tirou o filho da barriga da mãe, abriu a própria coxa, pôs o bebê lá dentro e costurou a pele. Meses depois, o garoto nasceu bonito e cheio de saúde. Quando cresceu, tinha um propósito — alegrar a vida das pessoas.

Descobriu a vinha e inventou o vinho. Viajou muito. Andava em carro puxado por panteras e decorado com folhas de hera e parreira. Com ele, iam as bacantes, mulheres que se vestiam de pele de leão. Elas viviam em festas. Bebiam, dançavam, cantavam e contagiavam crianças e adultos de entusiasmo, animação e otimismo.

E agora?

Dionísio vive entre nós. O deus frequenta as comemorações em que os convidados se sentem tão felizes como se estivessem no paraíso. Ele aparece nas festas e reuniões de amigos. Como saber se está presente? Olhe pra lá e pra cá. Todos estão felizes? Não duvide. Dionísio está no pedaço. Com ele, Bibi Ferreira.