Alberto Fraga
Alberto Fraga Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia Alberto Fraga

Justiça condena Fraga a 4 anos de prisão em regime semiaberto por cobrança de propina

Publicado em CB.Poder

ANA VIRIATO

A Justiça condenou, nesta segunda-feira (24/09), o deputado federal e candidato ao Palácio Buriti Alberto Fraga (DEM) a 4 anos, 2 meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto, além de 14 dias-multa, pela prática do crime de concussão — exigência de vantagem indevida em razão do cargo ocupado. O parlamentar pode recorrer em liberdade e a sentença não acarreta inelegibilidade o que só ocorre se for confirmada em segunda instância.

 

Conforme as investigações, em 2008, à época em que era titular da Secretaria de Transportes, na gestão de José Roberto Arruda (PR), o democrata exigiu e recebeu R$ 350 mil em propina para assinar contratos de adesão entre o GDF e a Cooperativa de Transporte Público do DF (Coopetran). A apuração do caso começou em 2011, no âmbito da Operação Regin.  

 

O repasse da quantia teria ocorrido por meio do então motorista de Fraga, Afonso Andrade Moura. Pelo crime, a Justiça o condenou a 3 anos e 2 meses de reclusão em regime aberto. A penalidade de Afonso, menor porque ele não se enquadrava como servidor público, pode ser substituída por duas penas restritivas de direito.

 

De acordo com o juiz Fábio Francisco Esteves, da Vara Criminal e Tribunal do Júri do Núcleo Bandeirante, com base nos depoimentos prestados em juízo, “resta devidamente comprovada, sem dúvidas, a exigência de indevida vantagem por parte do acusado Alberto Fraga para a Cooperativa, mais especificamente ao diretor, à época, Crispiniano [Espíndola Wanderley], tendo o pagamento sido feito em uma agência bancária no Gama, ao acusado Afonso, conhecido assessor de Fraga”, destaca a sentença.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) remeteu o processo à primeira instância em maio deste ano. A transferência aconteceu após a Corte pôr fim ao foro privilegiado para deputados e senadores quando o crime for cometido fora do exercício do mandato e não tiver relação com o cargo.

 

Advogado do democrata, Flávio Lemos afirmou que não teve acesso à íntegra da sentença, mas assegurou que a defesa recorrerá da decisão. “Temos plena ciência de que as acusações são infundadas. Não há dados que a embasem”, disse ao Correio.

  • Mas o povo diz:

    Fraga… praga… propina… e ainda quer ser governador???

  • Verdadenacara

    Toma na cara corrupto!

  • José Ângelo de Assis Júnior

    Candidato, respeita o povo. Kkkkkkkkkkk. #NãoTemosCandidato

  • Adyneusa Moura

    Um crime que começou a ser investigado em 2008, em 2009 a PF conseguiu indícios através de escutas telefônica. É denunciado em 2011 pelo MPDF, ficou parado até 2014 quando foi eleito deputado federal. O processo foi remetido ao STF, ficou parado até 2018.
    Em maio de 2018 o STF remete para primeira instância.
    Nas vésperas das eleições onde já não se pode prender candidatos, a justiça condena a prisão de regime semi aberto, Claro não poderá cumprir.

    Se ele ganhar as eleições ou não ficará recorrendo e isso será anos até prescrever.
    Assim a justiça trata tucanos e demotucanos seus parceiros fieis.
    Sem contar que Gilmar poderá anular a qualquer momento.

    Essa é nossa justiça, ou aquela parte podre que pega todos processos de amigos.

  • jose de oliveira

    e ae povo de brasilia vão votar em condenado pela justiça???

  • Renata Ingrata
  • Mario Reis

    Aqui no nosso Brasil é tudo esquisito. Quanto mais as pessoas cometem delitos na função pública, mais votos elas recebem quando candidatos. Esse Fraga é mais sujo que pau de galinheiro, conseguiu ser eleito para dp. federal, agora está bem nas pesquisas para GDF. As pessoas só ficam ligadas em futebol e novela, enquanto isso, os ladrões no legislativo, executivo, judiciário estão deitados eternamente em berços esplendidos. Eu fico perplexo, como essa gente ainda tem coragem de sair pedindo votos e criticando seus adversários. Os caixas de pandora, os dracon, os mensaleiros, os lava a jato, … estão todos ai zombando e falando que são vitimas, pedindo seu voto eleitor.

  • Felipe Camilo

    Atenção, eleitor! Vamos ficar de olho nos ficha sujas!!! Esse é charlatão de carteirinha!

  • gilson gomes

    E condenado ainda assim poderá seguir com sua candidatura ao governo? não queremos mais um condenado no comando queremos?eita bando de politicos bandidos esses .

  • andymath #CONFIANOPAI

    Antes tarde do que nunca! #fichasuja

  • Cidadão

    É esse que quer acabar com a AGEFIS ? imagina mais 3 milhões de mortos de fome vindo pra cá e esse cara distribuindo “lotes” como o bandido apodrecendo fez ? o outro promete além de “lote” ajudar a construir … Preparem-se, Brasília vai ter 4 milhões de mortos de fome e analfabetos na periferia …

  • Maria

    MUITO BONITO HEIM…. PRETENSO GOVERNADOR….. VERGONHA É MESMO PARA QUEM TEM.

  • trucidador

    kkkkkkk respeita o delegado e se apresenta na justiça levando o Arruda a tira colo.

  • Mag

    Justiça de Brasília, respeite o cidadão de Brasília: regime semiaberto?

  • jo.solar@hotmail.com

    como eh bom roubar e ser politico nada acontece. O cara rouba 350 mi e nada acontece. Ai bandido bom nao eh bandido morto?? Se a justicah nao prende o povo deveria matar esses canalhas.

  • Criado pela mãe

    Bandido bom é bandido morto. No aguardo do suicídio do coroné…

  • João Batista

    O Brasil precisa de ser refundando! Não tem mais jeito! A todo momento é uma denúncia aqui outra ali, uma condenação, uma prisão. Esses políticos não se contentam com os polpudos salários e várias vantagens que o cargo lhe oferece. E não é só esse aí, mas a grande maioria. Corruptos, quadrilheiros, bandidos!