VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra
circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br       

Interina: Circe Cunha       
Colaboração Mamfil    
Segue a crise
 
Pior do que estar no fundo do poço é ter que compartilhar o pouco espaço com gente cuja a moral sempre habitou essa região.  Empurrada poço abaixo, pelo uso sistemático da inversão da verdade e dos negócios armados nos porões da República, a nação amarga dias de grande angustia.
A cada delação  que  emerge desse  profundo pré-sal político, aumenta, na mesma proporção,  o sentido de perda e desânimo diante da imensidão do estrago feito ao país e a sociedade. A magnitude dos escombros,  espalhados por toda a parte, confirma o trabalho hercúleo que teremos pela frente. Serão necessários anos para recolocar os tijolos no local. Mais uma década estará perdida irremediavelmente. O preço desse estrago, pelos valores materiais e morais que envolvem,  jamais será conhecido em sua integralidade.  
Para a capital do país, assolada pelo mesmo modelo de governo que desmanchou a federação, restou o buraco de canhão nos cofres públicos, por onde se avista um desarmonioso e gigantesco estádio em forma de jaula. Erguido à revelia da sensatez, esse monumento ao vazio, simboliza, juntamente com outros construídos na mesma ocasião, país afora, um marco em homenagem a uma era de mediocridade, em que os valores de uma nação foram reduzidos à uma pelada de futebol.
Conhecidos parte desse descalabro inusitado,  já não há lugar para meias palavras e o temor de ferir suscetibilidades. É chegada a hora de pedir licença, limpar a área, dar lugar e espaço a valores mais elevados e perenes e que se situam muito acima de gentes e partidos. A rota está traçada no mapa da constituição. A crise não está na mudança. Tem identidade e endereço certo e se traduz pela permanência e pela teimosia do status quo do atraso. “Cesse tudo o que a Musa antiga canta, que outro valor mais alto se alevanta”.
É chegado o tempo de reconhecer  que a renúncia à mudança é a mais nefasta das renúncias. Nesses dias de incerteza e vacilos , não há lugar para hesitantes de qualquer espécie.  A fase dos  salamaleques  cerimoniais ficou para trás. Os antigos já sabiam muito bem que a porta da rua é a serventia da casa.
 
A frase que foi pronunciada:
“Sei que vou encontrar um caminho. E, se não encontrar, construo um.” Aníbal, comandante militar, no século 3 A.C
 
Nota legal
Governador Rodrigo Rollemberg reconheceu o valor do Programa Nota Legal. Com toda a crise, a manutenção do desconto prossegue. Vale muito mais a pena contar com a participação da população no registro das notas fiscais para monitorar as empresas, do que cortar essa fonte de informação.
 
Os melhores
Que fique registrada a história de Carlos Kennedy Witthoeft, brasileiro que descobriu a cura do câncer e foi preso pela falta de patriotismo dos nossos governantes. Assim como o tratamento dispensado pelo governo brasileiro a Nelio Nicolai e tantos outros talentos que poderiam trazer o respeito ao país.
 
Online
União e inteligência é a fórmula para se defender em tempos de inflação. Boa Lista, é um aplicativo colaborativo, O Meu Carrinho traz os preços de supermercados e drogarias, Guiato e Aonde Convém também são plataformas na trincheira contra o dragão.
 
Ipês
         Quando fotografar os ipês da cidade lembre-se do Sr. Ozanan Coelho. Ele foi o autor da proeza. Homem de hábitos simples é visto no Lago Norte fazendo caminhadas.
 
Sismo
         Guarulhos e Osasco tiveram vários registros de chamados aos Corpos de Bombeiros. Pequenos tremores. Pelo facebook os Bombeiros avisaram que não era necessário alarde. Nenhuma situação apresentava qualquer risco.
 
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin