VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

Uber, Câmara Legislativa e Home Office

        Karl Kraus , dramaturgo e poeta austríaco (1874-1936), considerado também um dos maiores satíricos em língua alemã do século XX, considerava que o progresso como “ o avanço inevitável da poeira”. Com esse aforismo ele buscava esclarecer as contradições e o preço cobrado de cada um pelo avanço das máquinas e das novas técnicas. Esse parece ser o caso do Uber, o aplicativo de transporte individual, que tanta polêmica tem gerado. Essa guerra declarada dos taxistas contra esse “progresso” da tecnologia, ameaçando lançar poeira sobre esses profissionais e seu nicho de mercado, lembra muito o dilema vivido pelas máquinas de escrever com o advento da digitação computadorizada .

        Sem dúvidas, a revolução trazida pela informática aliada a internet, vem sacudindo paradigmas em todo o mundo.

      No futuro, soarão ridículas as manifestações de violência dos taxistas contra esse avanço inevitável. É como se as carruagens quisessem  ainda prosseguir viagem lado a lado com carros velozes nas autoestradas.

       Se as manifestações de hostilidade dos taxistas contra os usuários do Uber soam anacrônicas, pior ainda é a reação oportunista da Câmara Legislativa, sempre na contra mão dos interesses da população do DF. Ao editar projeto de lei proibindo aplicativos como o Uber no DF,  a Câmara Legislativa apenas deixa transparecer seu provincianismo e  falta de senso, de olho apenas num pretenso potencial de votos de que os taxistas teriam em seu poder.  Ao condenar a população, obrigando-a  a se submeter apenas a determinados meios de transporte, o que a CL em conluio com esses profissionais conseguiu foi lançar mais gasolina na fogueira.

          O correto, como ensina a prudência está no caminho do meio ou seja, na integração dos dois serviços de acordo com variantes do mercado e da escolha livre dos passageiros.

      De outro lado fica a certeza de que o Uber também será coberto um dia pela poeira inevitável do progresso. A proliferação dos chamados Home Office, que é a possibilidade de o trabalhador exercer ,do próprio lar, aquelas tarefas diárias que realizava na sede da empresa, é outra grande revolução que se anuncia e que trará também um desafogo no trânsito, na economia e na vida agitada das grandes metrópoles.

A frase que não foi pronunciada:

“As pessoas se assustam com a simplicidade. Não são todos os que têm inteligência para perceber e traçar harmonia com ela.”

Niemeyer, com saudades da prancheta

Mundial

Professor Aylê Salassié Filgueiras Quintão comemora a publicação pelo Grupo Editorial que será comercializado globalmente até o fim desse mês. A versão do “Americanidade:passaporte para a integração no Mercosul” também estará disponível em versão eletrônica. O preço do livro marcado nas melhores livrarias da Europa é de 56.90 euros.

Prata da casa

Canta como soprano ou como baixo. Toca piano ou órgão de tubo. Rege e compõe. Esse é o profissional que orienta Claudia Raia musicalmente. Marcone Araujo, que deu os primeiros passos profissionais na Universidade de Brasília.

Novidade

 Miguel Lopes, jovem e empresário assume a presidência da Associação Brasiliense de Food Trucks (ABFT).  Miguel foi um dos primeiros a apostar nesse tipo segmento em Brasília com o Burger Truck. Seu trabalho sério no setor rendeu frutos e recentemente ele inaugurou com sua sócia Giselle Valério, seu segundo empreendimento no ramo, o mexicano Ándale Tacos. A população tem prestigiado bastante a culinária lançada por Miguel.

Incrível

Iguatemi, shopping do Lago Norte traz para Brasília a exposição “O Fantástico Corpo Humano”. Mostrada em diversos países a exposição será aberta ao público no dia 13 de agosto.

$em limites

Está cada vez mais escandalosa a posição dos radares na cidade. A variação de velocidade nas pistas causam confusão além de freadas bruscas com quem é surpreendido pelas mudanças repentinas e sem sentido. Um radar colocado maliciosamente no posto policial entre o Paranoá e Lago Sul mostra claramente qual é a intenção educativa do aparelho.

Café da manhã

Altamente elogiado o programa nos fins de semana. Uma toalha xadrês, um cesto de vime cheio de guloseimas. É assim que muitos candangos se divertem no início das manhãs do fim de semana no Jardim Botânico.

Mais carros

Estacionamento da Ermida Dom Bosco está pequeno para tanta gente que quer acompanhar o por do sol. Não fosse o espetáculo da natureza, o local ofereceria quase nada aos turistas.

Sucesso

Muito tempo atrás, os japoneses inventaram um aparelho eletrônico que se chamava Tamagoshi. A criançada cuidava para que ele não morresse. Alimentação, excreção e carinho eram feitos por comandos no dispositivo. O sucesso foi enorme. Hoje, há discussão em algumas escolas de usar o mesmo princípio para chamar a atenção das crianças para as necessidades das árvores. Como começam? Com boa terra, semente, água e sol.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin