Crédito: Reprodução. Coluna Negocios. B3 bolsa de valores de São Paulo Crédito: Reprodução. Coluna Negocios. B3 bolsa de valores de São Paulo

XP mantém previsão para IBovespa no fim de 2023 em 130 mil pontos

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

 

Analistas da XP Investimentos estão mais otimistas com a Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que abriu a semana decisiva para as pautas econômicas do Congresso — que terão um esforço concentrado antes do recesso branco do Legislativo —  com alta perto de 1,4%, nesta segunda-feira (03/07), a 119,7 mil pontos. Contudo, mantiveram as projeções para o fim do ano em 130 mil pontos, devido aos riscos externos e domésticos.

 

“Embora nossa perspectiva para o segundo semestre seja positiva para o Brasil, destacamos alguns riscos. Há riscos de recessão no exterior, que podem pesar nos preços das commodities, além do potencial retorno de riscos domésticos, com a reforma tributária como a próxima pauta fiscal, em especial a segunda parte que será sobre impostos em renda”, destacou o relatório da XP enviados aos clientes hoje.

 

De acordo com o documento, após um começo de ano fraco, o Índice Bovespa, principal indicador da B3, terminou a primeira metade de 2023 com crescimentos de 7,6%, em reais, e de 18,7%, em dólares.  A previsão para o IBovespa tende a subir mais diante da perspectiva do início do corte da taxa básica de juros (Selic) a partir da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). 

 

“Os ativos brasileiros terminaram o 1º semestre com um sólido desempenho. Isso foi devido a: (i) melhora das perspectivas econômicas; (ii) diminuição de riscos políticos e fiscais; e (iii) melhora nas leituras de inflação e expectativas de corte de juros em breve”, destacou o relatório da XP assinado pelos analistas Fernando Ferreira, Jennie Li e Rebecca Nossig. 

 

Diante da expectativa de que o corte de juros ainda não está precificado, o Ibovespa poderia ter subido para 131 mil em vez de 118 mil nos últimos dias. Com isso, segundo o documento, como o IBovespa tende a ser positivo nos ciclos de corte de juros e como “o valuation segue descontado”, com o Ibovespa ainda abaixo da média histórica e de “desconto de 50% em relação às ações globais”, os analistas mantiveram em 130 mil pontos a previsão para o Ibovespa no fim do ano.