Veja a lista dos postos onde a gasolina está mais barata

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

A concorrência entre postos de combustível está fazendo bem a bolso dos consumidores do Distrito Federal. Muitos estabelecimentos reduziram os preços ainda mais para se manterem no mercado. Os motoristas comemoram, mas contam com novas quedas. Para quem paga com o dinheiro o valor chega a R$ 3,29 o litro.

 

Os preços nas bombas não foram afetados pela última alta dos combustíveis nas refinarias anunciado pela Petrobras no fim de abril. O Blog verificou que, dos 25 estabelecimentos, 19 reduziram os valores cobrados. (Confira o quadro abaixo).

 

Os funcionários dos postos justificam que a forte concorrência não permite aumentos de preços. A disputa aumentou depois que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fez uma intervenção nos estabelecimentos da rede Cascol, líder de mercado.

 

O gerente Márcio Rocha, 35 anos, diz que só se mantém no mercado hoje quem faz promoções nas bombas. O posto onde ele trabalha aumentou em seis vezes o volume de vendas graças aos descontos, segundo ele. “Antes, vendíamos 5 mil litros por dia de gasolina. Agora, temos uma média de 30 mil. Foi algo surpreendente”, afirma. Ele afirma que, se a Petrobras reajustar novamente os valores dos combustíveis nas refinarias, o posto certamente terá que elevar os preços nas bombas, mas continuará praticando as promoções.

 

 

Nesse quadro quem ganha é o consumidor. A tecnóloga Patrícia Assunção, 27, diz que a gasolina está a um preço aceitável. Ela ressalta que só abastece nos postos que fazem promoções. “O combustível está com um preço bom. Só é preciso tomar cuidado com promoções de gasolina adulterada. Já caí nesse golpe uma vez e tive que gastar mais com a limpeza do motor”, alerta.
POSTOS (litro em R$)

 

Petrobras Eixo W 105 Sul                 3,39

Petrobras Eixo W 113 Sul                  3,38

Petrobras Eixo L 214 Sul                   3,37

JarJour Eixo L 210 Sul                      3,37

PB Eixo L 206 Sul                               3,39

Ipiranga Eixo L 204 Sul                     3,39

Petrobras Eixo L 202 Sul                   3,34

JarJour Eixo L 206 Norte                  3,39

Ipiranga Eixo L 210 Norte                 3,39

Shell Eixo L 212 Norte                        3,39

Petrobras Eixo L 214 Norte               3,39

Shell Eixo W 109 Norte                      3,39

Petrobras Eixo W 107 Norte             3,39

Shell Setor de Indústrias Gráficas   3,29

Shopping Flórida Mall                       3,39

Ipiranga EPTG                                     3,39

 

Brasília, 14h35min