Elmar Nascimento. Crédito: Vinicius Cardoso/Esp. CB/D.A Press

“Tudo vai ser construído no diálogo” , diz relator da MP da Eletrobras na Câmara

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

O relator na Câmara dos Deputados da Medida Provisória 1031/2021, que trata da privatização da Eletrobras, o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), pretende, “a priori”, manter o texto da proposta aprovada, ontem, pelo Senado Federal em uma votação apertada, com 42 votos a favor e 37 contra. Ele confirmou que a votação da matéria ocorrerá na próxima segunda-feira (21/06).

“A priori, sim”, disse Nascimento ao ser questionado pelo Blog se manterá o texto do senador Marcos Rogério da Silva Brito (DEM-RO) que foi encaminhado à Câmara dos Deputados, onde foi aprovado no fim de maio, com várias modificações. “Vou conversar com o Marcos Rogério, o governo e os líderes na Câmara. Tudo vai ser construído no diálogo e em harmonia”, disse o parlamentar, acrescentando que as conversas “estão acontecendo”, mas não descartou que esse diálogo poderá se estender durante o fim de semana.

 

Elmar Nascimento ainda confirmou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende colocar a MP da Eletrobras para ser votada pelo plenário da Casa na segunda-feira (21), um dia antes do vencimento do prazo da medida. Para analistas e entidades de consumidores, o relatório do Senado conseguiu ficar pior do que o da Câmara, porque ampliou o número de jabutis — emendas incluídas ao texto que não estão relacionadas ao tema da proposta principal.

 

O relator convocou uma entrevista coletiva para jornalistas na segunda-feira, às 14h30, para comentar sobre o parecer que pretende apresentar aos parlamentares no plenário da Câmara.  Na primeira votação a MP 1031/2021, foi aprovada por 313 votos favoráveis a 166 contrários.

 

A aprovação da MP da Eletrobras, ontem, acabou sendo bem recebida pelo mercado nesta sexta-feira (18/06), apesar das críticas de especialistas e de entidades de consumidores e do setor elétrico criticarem os jabutis que podem contribuir para aumento no custo da conta de luz para a população, que já está pagando uma tarifa cada vez mais alta por conta da crise hídrica. Algumas estimativas apontam aumento dos custos em até R$ 84 bilhões que podem ser repassados aos consumidores, que poderão ver a conta de luz subir em cerca de 20%. Apesar disso, especuladores do mercado de ações aproveitaram para lucrar com a medida na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) enquanto as bolsas internacionais registravam perdas. As ações da Eletrobras abriram o pregão da B3 em alta e lideravam as valorizações do Índice Bovespa pela manhã.