Servidores do Itamaraty no exterior farão manifestação contra corte de 13º salário e de férias

Publicado em Sem categoria

A decisão do Ministério do Planejamento de retirar a Indenização de Representação no Exterior (Irex) do cálculo do 13º salário e das férias dos funcionários do Itamaraty que estão trabalhando fora do país causou comoção mundo afora. A indignação entre os servidores é grande. Muitos estavam contando com a remuneração extra para colocar dívidas em dia, inclusive de aluguel, uma vez que o Ministério das Relações Exteriores não paga o auxílio-moradia há pelo menos três meses. Sem a Irex, o 13º e as férias serão reduzidos em 40%.

 

Em protesto contra o corte do benefício, os servidores programaram uma manifestação para esta quinta-feira, 23. A meta é parar o maior número possível de postos do Itamaraty no exterior e reunir funcionários em frente à sede do órgão em Brasília. Já estão confirmadas paralisações em Viena, Cairo, Genebra, Nairóbi, Roma, Lisboa, Boston, Chicago, Moscou e Nova Délhi.

 

A alegação é de que, sem a Irex no 13º e nas férias, as contas não fecharão, sobretudo em regiões onde os custos de vida são elevados. Há casos em que servidores já estão  ameaçados de despejo devido aos constantes atrasos nos repasses de auxílio-moradia por parte do Itamaraty. Os servidores acusam o Ministério das Relações Exteriores de descaso e o Planejamento, de não conhecer a realidade dos trabalhadores.

 

Brasília, 12h10min