Saúde Brasileiros são maioria entre profissionais estrangeiros na área da saúde em Portugal. Foto: JEFF PACHOUD/ AFP

Segunda opinião em radiografias ajuda no combate à covid

Publicado em Economia

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e o aplicativo Join se juntaram para criar o projeto IMAIS, com o intuito de oferecer uma segunda opinião sobre exames de imagem no diagnóstico da covid-19 para instituições do sistema público de saúde de todo o Brasil que tenham equipamentos de imagem como raios X e tomografia.

 

Com o slogan “Uma Nova Opinião, uma Nova Visão”, o projeto conta com médicos radiologistas associados ao CBR, que, de forma voluntária e gratuita, fornecerão a segunda opinião clínica para casos suspeitos de covid-19.

 

A validação acontece por meio do aplicativo Join, da empresa japonesa Allm, que permite a comunicação médica e o compartilhamento de exames de imagem em alta resolução. Os radiologistas podem dar suporte diagnóstico mais rapidamente aos pacientes, em especial, para aqueles que sofrem com a falta de acesso a médicos especializados.

 

Ajuda na pandemia

 

Os exames de imagem do tórax têm sido muito importantes para apoiar os médicos no diagnóstico da covid-19. Segundo Valdair Muglia, diretor científico do CBR, além de visualizar o grau de comprometimento do sistema respiratório, a tomografia, por exemplo, apresenta altas taxas de sensibilidade e especificidade para o diagnóstico da doença em situações de alta prevalência, como o atual.

 

“Oferecer uma segunda opinião clínica sobre um exame de imagem pode ser decisivo para o diagnóstico e o manuseio da covid-19. A agilidade e a praticidade que o aplicativo oferece contribuem com o radiologista, que está na ponta do atendimento para uma abordagem rápida e precisa, como a situação atual exige”, afirma Muglia.

 

Para Bruno Melnik, diretor Comercial e de Operações da Allm Brasil, a opção de telessuporte com uma rede de compartilhamento de informações associadas a exames de imagem, tomografias e radiografias podem fazer uma grande diferença no controle de situações como a pandemia.

 

“Com essas informações chegando imediatamente às mãos dos especialistas, é possível maximizar a experiência conjunta dos profissionais, desempenhando papel fundamental na implementação do protocolo no combate à pandemia”, informa Melnik.

 

Brasília, 10h07min