PIB cresce 0,2% do segundo trimestre

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,2% no 2º trimestre de 2017, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado positivo dá fôlego ao governo, que aposta todas as fichas na recuperação da economia para reduzir o desgaste produzido pela crise política.

Após nove trimestres consecutivos de queda, o consumo das famílias foi o principal motor de crescimento da geração de riquezas no país entre abril e julho, com variação positiva de 1,4% em relação ao período imediatamente anterior. O resultado do PIB também foi favorecido pela expansão de 0,6% do setor de serviços.

A expansão de 1,9% do comércio, de 0,8% de atividades imobiliárias e 0,6% dos serviços de transporte, armazenagem e correio explicaram o resultado positivo do setor de serviços. Para complementar o agronegócio teve variação nula, resultado que não jogou para baixo o PIB.

Apesar do resultado positivo, a indústria encolheu 0,5% no trimestre e consumo do governo teve retração de 0,9%. Já a formação bruta de capital fixo teve queda de 0,7%, reforçando as análises de que o investimento continua em baixa no país.