Para refrescar a memória, um breve histórico de Helton Yomura

Publicado em Economia

ANTONIO TEMÓTEO

Indicado pelo PTB para o cargo de ministro do Trabalho, Helton Yomura é o secretário executivo da pasta que foi flagrado circulando por Brasília com o carro oficial enquanto havia uma crise no governo sobre a indicação da deputada Cristiane Brasil para comandar a pasta. Ele adora mordomias.

 

Antes de chegar ao Distrito Federal, Yomura foi superintendente regional do Trabalho no Rio de Janeiro, indicado pela filha de Roberto Jefferson. As relações entre os dois é antiga. Isso quer dizer que Cristiane, a viúva Porcina do Trabalho, aquela que foi sem nunca ter sido, dará as cartas no ministério por meio de um laranja.

 

E mais: após nomear, em 2 de janeiro de 2018, Géssika Tessarolo Balbino para o cargo de assessora da Secretaria de Inspeção do Trabalho, com um DAS 4, Yomura recebeu recomendação do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, e da vice-procuradora chefe da Procuradoria Regional do Trabalho no Distrito Federal, Heloísa Siqueira de Jesus, para que revogasse a decisão.

 

O regimento interno do ministério determina que o posto que havia sido entregue a Géssica só pode ser ocupado por auditores do trabalho concursados.

 

Brasília, 15h50min