Para governo, resultado do PIB ficou dentro do esperado. Investimento foi ponto positivo

Publicado em Economia

Apesar de a queda do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano, de 0,6%, ter sido pior do que o esperado, a equipe econômica acredita que a retomada do crescimento já começou e é possível, sim, que o resultado do terceiro trimestre seja positivo, ainda que muito próximo de zero. O mais provável, porém, é que o PIB só volte ao terreno positivo nos últimos três meses do ano.

 

Na avaliação de técnicos do governo, a melhor notícia do PIB veio dos investimentos, que avançaram 0,4% ante os três primeiros meses do ano. Isso, diz um dos técnicos, é um importante sinal de que os empresários já perceberam mudanças na política econômica e que a retomada do crescimento está a caminho. “O importante é que teremos um segundo semestre melhor”, afirma.

 

O governo acredita que, nas próximas semanas, com todos os sinais positivos que estão por vir, os analistas começarão a rever as projeções de crescimento para 2017. E é isso o que importa. “O ano de 2016 já está dado. Teremos queda do PIB de pelo menos 3%. Nossa missão, agora, é garantir um 2017 muito melhor”, ressalta o mesmo técnico.

 

Brasília, 13h10min