Meirelles se recusa a ir ao Planejamento. Não quer se submeter a um ministro interino

Publicado em Economia

Historicamente,  quando o governo divulga a proposta de Orçamento da União que é encaminhada ao Congresso, todo o detalhamento dos números é feito em uma entrevista coletiva na sede do Ministério do Planejamento, ao qual cabe preparar a peça que servirá de base para o funcionamento da máquina pública. Os dados são explicitados, em conjunto, pelos ministros do Planejamento e da Fazenda. Sempre foi assim.

 

Desta vez, porém, esse rito não será seguido. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se recusou a ir ao Planejamento e se colocar como figurante numa coletiva de imprensa em que a estrela seria um ministro interino, no caso, Dyogo Oliveira, pelo qual ele não nutre a menor simpatia.

 

Resumindo: Meirelles, apoiado pelo presidente interino, Michel Temer, convocou a entrevista sobre o Orçamento para o Palácio do Planalto. Antecipou o horário, das 14h30 para as 12h30. A mudança foi informada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República antes mesmo de os assessores de Dyogo, que estavam preparando a entrevista, serem avisados.

 

O horário da entrevista, porém, mudou de novo, para depois da posse de Temer como presidente efetivo e da primeira reunião ministerial. Mas os dados serão divulgados no Planalto e não no Planejamento.

 

Brasília, 12h01min, atualizada às 14h35min