Jagunco

Para comemorar o “Dia do Jagunço”, Secom recorre à foto de americano armado

Publicado em Economia

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República publicou uma foto em suas redes sociais de um homem armado para comemorar o Dia do Agricultor. A  foto, no entanto, foi tirada de um site inglês, o alamy.com. Estima-se que o governo brasileiro tenha pagado R$ 3 mil para usar a imagem.

 

Muita gente está chamando a homenagem de “Dia do Jagunço”, pois, em vez de exaltar a grande produtividade do Brasil no campo — o país está prestes a se tornar o maior exportador de alimentos do mundo —, estimula a violência entre os produtores rurais. Tudo errado, segundo os especialistas.

 

Segundo o Atlas da Violência no Campo, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre 2007 e 2017, os homicídios nas áreas rurais aumentaram 75,4%, quase o dobro do observado nas áreas urbanas (40,6%).

 

Os maiores crescimentos nas taxas de assassinatos foram observados em área de assentamento rural (+10,2%), em territórios indígenas (+15,9%) e nas áreas pertencentes à Amazônia Legal (+18,7%).

 

Em vez de celebrar a violência, o governo deveria agir para conter o aumento dos crimes. Não por acaso, a repercussão nas redes sociais está sendo extremamente negativa.

 

Brasília, 12h15min