GuedesBolsonaro4 Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

“Nem no governo PT se viu tanto improviso fiscal quanto com Bolsonaro”

Publicado em Economia

Analistas de mercado, que sempre foram muito críticos aos governos do PT, dizem que nem naqueles períodos se viu tanto improviso fiscal quanto o observado atualmente na administração de Jair Bolsonaro.

 

Segundo os especialistas, a cada dia surge uma ideia estapafúrdia, que joga mais lenha da fogueira. Não por acaso, a Bolsa de Valores está derretendo, o dólar subindo e os juros, explodindo. O governo, acreditam eles, contratou uma pesada recessão para 2022.

 

Durante a maior parte dos governos petistas, lembram os analistas, houve superavit primário nas contas públicas. O quadro só começou a virar em 2014, mas, ainda assim, havia ações para que se buscasse o equilíbrio das contas. Neste momento, tudo é feito para destruir a política fiscal.

 

O governo está olhando apenas para as eleições presidenciais de 2022. E o Centrão tomou conta dos cofres para despejar dinheiro em suas bases eleitorais para tentar fazer uma bancada ainda mais no ano que vem e deixar o próximo presidente refém de seus votos no Congresso.

 

Na avaliação dos especialistas, se fosse somente o auxílio emergencial o problema, a desconfiança não seria tamanha. Mas a percepção é de que os cofres do Tesouro Nacional viraram um vale-tudo, em que quem tem mais poder consegue levar um naco maior do dinheiro público.

 

Brasília, 18h48min