30D615AF-BFF1-4726-BDE4-5CC531579DCD

Na parada em Lisboa, Lula teve lanche na base aérea preparado pela embaixada

Publicado em Economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve recepção especial na base aérea de Lisboa, onde fez uma parada para reabastecer o avião que o levou à China. O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, preparou um lanche especial para o líder brasileiro e toda a sua comitiva, que inclui a primeira-dama Janja, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e sete ministros.

 

Toda a comida foi feita na residência oficial do embaixador, que levou louças e talheres da casa. Entre os quitutes, pastel de nata e vários tipos de sanduíches, além de cafés e sucos. O banquete foi serviço na cantina da base aérea. Funcionários da embaixada foram deslocados para o local a fim de auxiliarem nos trabalhos.

 

Além do lanche, Carreiro levou à recepção de boas-vindas a Lula diplomatas da embaixada, integrantes do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa e membros da representação brasileira na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

Lula retornará a Portugal em 21 de abril para uma série de compromissos no país. Ele participará da reunião de cúpula Brasil-Portugal, que não ocorre desde 2016, de encontros com empresários e da entrega do Prêmio Camões ao cantor e escritor Chico Buarque de Holanda. Ainda está prevista uma fala de Lula na Assembleia da República em 25 de abril, dia em que se comemora a Revolução dos Cravos.

 

Mas a presença do líder brasileiro no Parlamento português se restringirá a uma sessão de boas-vindas, que ocorrerá uma hora e meia antes da sessão solene. Houve muito polêmica em torno desse discurso. Deputados de partidos de direita e de extrema-direita ameaçaram fazer uma rebelião se o líder brasileiro se pronunciasse durante as comemorações do fim da sangrenta ditadura de António Salazar.