Se já havia um descontentamento de Jair Bolsonaro com as declarações desastrosas de seu vice, o general Mourão, e de seu conselheiro econômico, o “Posto Ipiranga” Paulo Guedes, o quadro piorou muito depois que o capitão reformado tomou conhecimento das críticas de Mourão ao 13º salário e às férias de trabalhadores. Para Bolsonaro, Mourão tocou em um tema tão polêmico, que pode dar início ao desembarque de um público importante da candidatura do representante do PSL, sobretudo nas regiões mais pobres do país.
Bolsonaro foi avisado de que as declarações de Mourão foram baseadas nos discursos de Paulo Guedes, apontado como futuro ministro da Fazenda no caso de vitória do capitão reformado em outubro próximo e que defende a volta da CPMF, o imposto sobre transações financeiras. Guedes é contra uma série de direitos trabalhistas, que, na avaliação dele, encarecem o emprego no Brasil. Mourão e Guedes acreditam que, ao tirarem benefícios como o 13º e o adicional sobre férias, as empresas se sentirão mais motivadas a contratar.
Não se pode esquecer que o 13º e o adicional de férias são complementos importantes à renda dos trabalhadores. Na média, os salários no Brasil são muito menores do que nos países mais desenvolvidos. Outro ponto que deve ser considerado: há empresas que pagam até 18 salários para trabalhadores, como divisão dos lucros que todos contribuíram para ser alcançados. Se tem empresa que pode pagar até seis salários extras poe ano, qual o problema do 13º?
O 13º também é vital para os quase 30 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem um salário mínimo por mês. Para o general Mourão e para o banqueiro Paulo Guedes, um adicional de R$ 954 não é nada. Mas para essas pessoas mais pobres, o ganho extra faz muita diferença.
Resta saber, agora, o quanto as declarações de Mourão vão impactar a campanha de Bolsonaro faltando 10 dias para as eleições. O capitão reformado já parou de crescer nas pesquisas. A onda que o havia levado ao topo das intenções de votos parece ter se esgotado por completo.
Brasília, 14h24min


48 thoughts on “Mourão se inspirou em Paulo Guedes para detonar 13º salário”
E então bolsominions?! Ainda há tempo de pular dessa barca furada. #elenao
Apesar de eu não vá votar nessas ELEIÇÕES, os VERMELHOS vão vim de novo.
#elesNÃO. CIRO 12 SIM.
Tudo indica que é melhor JAIR se HaddaPTanDo…
O que o Bolsonaro tem que fazer e procurar outro VP porque esse ai so tem causado transtorno.
Não pode mudar mais, se acontecer algo com Bolsonaro esse monstro aí vai assumir e liquidar com o povo brasileiro.. Absurdo o perigo é real.
A dupla eu não sei e eu não estou sabendo. Kkkkkkkkk Se esse povo seguidor do bozo ainda não conhece seu plano de governo acho que está na hora de se informar e refletir.
#OCoisoNão #elenão #elenunca
A título de rápida comparação nos EUA o salário é pago semanalmente e no Brasil o salário é pago mensalmente. Assim, nos EUA você recebe uma remuneração a cada 2 semanas. O ano tem 52 semanas e, portanto, nos EUA são pagos 26 salários por ano. Considerando a hipótese de que no Brasil um empregador resolvesse pagar, com o devido consentimento do empregado, o salário em parcelas de 2 vezes ao mês, esse empregado receberia 24 salários no
sistema de pagamento mensal no lugar de 26 salários com pagamento no sistema semanal.
Visto de outra forma, como o mês tem pouco mais de 4 semanas (28 dias), todos os meses os brasileiros ficam de 2 a 3 dias sem remuneração no sistema mensal, dependendo do mês ser de 30 ou 31 dias, quando comparados a uma remuneração americana com periodicidade semanal. Visto que os meses de 30 e 31 dias tendem a se alternar no calendário anual, e, portanto, multiplicando-se 2 x 6 + 3 x 6 = 30 dias. Subtraem-se desse valor os dois dias de fevereiro, que tem 28 dias, e chegamos a uma diferença final de 28 dias sem pagamento no sistema de remuneração mensal por ano. Assim, no Brasil este pagamento “extra” é chamado errônea e enganosamente de 13º salário.
Nao sei de onde voce tirou isso ai porque nao e nada disso. Nos EUA todo mundo trabalha, ganha seu salario no fim do mes, NAO existe decimo terceiro e nem ferias de 4 semanas obrigatorias. Ferias fica a criterio das firmas que podem dar de uma a 4 semanas. Agora se voce estah se referindo a trabalhador bracal, ai e diferente. E as firmas nao sao obrigadas a pagar auxilio disso e daquilo (auxilio lanche, transporte, etc) e nem tampouco sao obrigadas a pagar seguro medico (medical insurance), as pessoas e que tem que pagar do proprio bolso. Alem disso os trabalhadores pagam o social security que dependendo do tempo de trabalho eles podem se aposentar com um bom ou ruim salario. Eles podem tambem pagar outros tipos de aposentadoria. No entanto, ninguem reclama, e poucos vivem pendurados nas tetas do governo.
O que aconteceu no governo ptralha foi que as pessoas de menor poder aquisitivo que mantinham empregadas domesticas e pequenos comerciantes que conseguiam pagar alguem para trabalhar nao puderem mais por causa dos encargos sociais e consequentemente dispensaram seus empregados que estao todos no olho da rua. Muitos tambem foram a falencia por causa das enormes taxas que tinham que pagar e por causa do obvious: Se a pessoa estah desempregada nao pode comprar nada, e consequentemente o comerciantezinho vai a falencia porque ninguem compra seus produtos. Foi isso que aconteceu no Brasil. Firmas se mudaram para o Paraguai onde estao indo muito bem e la nao falta trabalho para ninguem. Tudo isso e muito simples e so nao entende quem nao quer e estah a fim de acabar com o resto que ainda sobrou do Brasil.
Morei nos EUA por 11 anos. Enquanto lá não existem esses acréscimos trabalhistas que menciona, a renda per capita americana é quatro vezes maior que a brasileira, o que supera em muito essas compensações brasileiras.
Quanto a questão do custo da empregada doméstica, hoje tem esse trabalhador no Brasil quem realmente pode pagar, como é nos EUA. Todos sabemos que o que se pagava a muitas doméstica era insuficiente para uma vida minimamente digna.
Aqui ninguem (so os muito ricos) tem empregadas domesticas.
Exatamente. That is the point!
Sim, mas a situacao no Brasil e diferente. As empregadas domesticas precisam do emprego para viver, e passam fome porque ninguem tem condicoes de adimiti-las (to hire them). Aqui muito pouca gente trabalha de empregado domestico. Nem faxineira se consegue. E nem precisa a gente aprende a ser independente.
OK. I’ll find you on Facebook and send you a friend request. I don’t like to be chatting like this on these types of media. 🙂
That is ok. You’ll find me there easily. Bye for now!
Verdade! São realidades diferentes que pedem soluções diferentes.
As domésticas estão disputadas aqui no Brasil. Colegas de trabalho estão tendo dificuldades de encontra-las. Eu passei por essa dificuldade. Elas estudaram, estam em trabalhos melhores, com salários melhores. Você deve estar lendo jornal dos anos 80.
Os precos aqui tambem sao MUITO mais altos do que no Brasil, e outra dinamica e nao se pode comparar. E se a empregada domestica ganha um pouco que nao dah para muita coisa mas e melhor do que nao ganhar nem um centavo. Dai o desespero faz ele/ele roubar. Quem ganha com isso?
São não. Não são mesmo. Tirando o valor dos aluguéis em Manhattan e São Franciso, o custo de vida em relação a renda per capita é mais baixo que no Brasil
Mais uma coisa, os americanos se ressentem muito da ausência de leis que protegem o trabalho, ok?
E eu moro aqui a 40 anos e sou aposentada por aqui. Entao eu sei uma coisa ou outra sobre o sistema.
Bom pra você!
Nao tem essa de bom pra mim. O problema e que os americanos fizeram o que era certo para um pais prospero, enquanto os brasileiros so pensam em tirar proveito de tudo e nada mais. Essa e a triste realidade. Porisso tem tanto roubo, ninguem pode confiar em ninguem. Quem faz o pais nao e o governo e sim o povo. Eu gostaria muito de voltar a viver no Brasil e me doi muito ver o que fizeram com meu pais, mas infelizmente nao tem condicoes. Deus me livre.
No meu ver, enquanto existe brasileiros que se encaixam neste perfil que você menciona, geralmente os mais ricos, os pobres trabalhadores se abnegam em seguir o sistema. Quem faz o país é povo e quem faz o povo é o governo. Espero que você tenha oportunidades de ao menos visitar sua terra natal.
Visito sim porque ainda tenho familia ai, se pudesse traria todos para ca, mas por causa da invasao da america central que entram irregularmente, nao existe oportunidade para quem pode entrar legalmente. Essa a triste realidade dos paises de lingua espanhola ou portuguesa. Eles nada fazem para melhorar a situacao nos paises deles, votam em bandidos, ladroes e depois vao procurar refugio no pais de cima. Nao tem mais condicoes.
Não é uma invasão, é uma questão de imigração por necessidade como qualquer outra. Se não podem entrar legalmente é porque a lei de imigração é feita deliberadamente para barrá-los. Acompanhei esse assunto quando morava por aí e conhecia as várias abordagem da questão. Você deve ser grata por ter conseguido imigrar há 40 anos atrás quando as leis de imigração não eram tão estritas e excludente como hoje em dia. Da minha parte, eu torço por esses imigrantes, porque são excelentes pessoas e trabalhadores.
Eu nao acredito que quem faz o povo e o governo. Muito pelo contrario. O problema do brasileiro e que ele empurra tudo com a barriga e sempre espera que alguem se mexa por ele. Nao pode ser assim. Aqui como na Europa o povo se rebela e nao fica so no mimimi. O governo e pago pelo povo para trabalhar pelo povo nao ao contrario.
É obviamente uma mútua construção!
Que eu saiba ninguem reclama do sistema. Quando falo sobre tantos direitos que existem para o trabalhador brasileiro, eles acham incrivel mais para o lado ridiculo porque aqui nenhuma firma de porte pequeno poderia fazer isso.
Ok. Occupy Wall Street que o diga, hein!
That was all BS that went away quickly and nobody even remembers that anymore.
Say that for yourself. FYI, Occupy Wall Street is a movement that is being studied in universities around the world including Brazil.
A julgar pelo sucesso da campanha do Sanders na última eleição eu não diria tal coisa.
I don’t know what you’re talking about.
Yes, you do! You know what Sanders campaign was proposing to change.
No tocante as firmas que se mudaram para o Paraguai para se beneficiarem de mão de obra barata, tem-se uma solução fácil para essa manobra: sobretaxar os serviços e produtos dessas firmas ao adentrarem o país.
Belo exemplo americano. As maiores companhias americanas estão na China, na India, no Vietnam, etc. Não foram para esses países em função do partido X, mas para otimizar seus lucros, mão de obra barata, semi-escravidão. E empregada doméstica tem que ter os mesmos direitos e ganhar bem, isso sim é padrão de países desenvolvidos. Voltando ao que interessa, governos militares foram um desastre pra qualquer economia. #elejamais
Trabalhei como corretor imobiliário e recebia as comissões a cada duas semanas. Corretor imobiliário não é serviço braçal. Trabalhei também como “on site estimator” e recebia o salário a cada duas semanas. On site estimator também não é serviço braçal.
Nos EUA o pagamento é semanal sim, não fale mentiras. Pode ver qualquer vaga de emprego lá, é um valor exemplo 700USD/week. Seu mentiroso lixo. É indefensável essa proposta da equipe do Bolsonaro de acabar com o 13o salário. A máscara deles começou a cair. Querem atacar o trabalhador!
Ia responder, mas nao vou me rebaixar a um grosseirao imbecil ate porque a conversa nao nao foi dirigida ao chiqueiro.
E o general já recebeu um “cala boca” do capitão…. Vai ficar de castigo! Mas eu acho que o general tem que continuar a falar. Portanto, desembucha general! Pois quanto mais vc fala, mais o capitão cai nas pesquisas! E o Haddad vai subindo. #elenão HADDAD SIM!
Haddad Presidente!!!! #ocoisonão
Quando menos se espera, vem a real face dos milico! Continue assim vovô! Daki uns dias Amoedo herda os votos e colocamos alguém que sabe o que fazer no Planalto!
Se o Bolsonaro cair da presidência quem vai assumir será o Mourão, e aí não tem mais volta. Mourão só vai sair no dia que quiser, e pode passar decadas de ditadura militar. Bolsonaro é ”chave de problemas” para a democracia. Depois não se arrependam da besteira que estão fazendo por causa de rivalidade politica de esquerda e direita. Mourão já mostrou ser pior que o Bolsonaro em atrocidades.
VOCÊ SABIA?
VOCÊ SABIA? Que a Constituição Federal, no seu Art. 142, estabelece que as Forças Armadas, , são instituições nacionais com base na hierarquia e sob a autoridade suprema do Presidente da República, e DESTINAM-SE À DEFESA DA PÁTRIA. Que é PROIBIDO DE PARTICIPAR DE ATIVIDADES POLÍTICAS, de sindicalização e greve, as restrições a direitos e garantias fundamentais. Essas peculiaridades são desconhecidas pela maioria da população brasileira.
VOCÊ SABIA? Que o regime de previdência militar das Forças Armadas, paga cerca de 370 mil benefícios Isso é bem menos que os outros sistemas nacionais. O INSS, dos contribuintes da iniciativa privada, paga mais de 28 milhões de benefícios. Para os servidores públicos civis, são cerca de 3 milhões.
VOCÊ SABIA? Que apesar da previdência militar das Forças Armadas ser a menor, ela corresponde a 16 vezes mais no rombo da Previdência que segurado do INSS.
VOCÊ SABIA? Que o chamado déficit per capita anual dos militares ficou em R$ 99,4 mil no ano passado, contra R$ 6,25 mil no INSS
VOCÊ SABIA? Que os integrantes da previdência militar das Forças Armadas NÃO CONTRIBUEM PARA A PREVIDÊNCIA. Toda a contribuição é feita pela União
VOCÊ SABIA? Que os descontos feitos nos pagamentos de militares (7,5 %) são para CUSTEAR PENSÕES que são pagas a familiar em caso de morte
VOCÊ SABIA? Que as polêmicas pensões pagas a filhas de militares solteiras NÃO FORAM EXTINTAS. Na verdade, elas pararam de ser concedidas em 2000 e atualmente só recebem o benefício quem o adquiriu antes dessa data.
VOCÊ SABIA? Que EXISTE ASSISTÊNCIA gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.
VOCÊ SABIA? Que o tesouro nacional, assegura gratuitamente aos militares a assistência médico-hospitalar para si e seus dependentes, abrangendo serviços profissionais médicos, farmacêuticos e odontológicos.
VOCÊ SABIA? Que NÃO EXISTE IDADE MÍNIMA DE APOSENTADORIA e vão para a reserva com 30 anos de serviço e não te contribuição
VOCÊ SABIA? Que o Brasil não tem nenhum país com RESTRIÇÕES DIPLOMATICAS. Portanto inexistem “INIMIGOS” EXTERNOS.
Sendo assim, não há como negar que temos UMA CLASSE EXCLUSIVA DE COME QUIETA. E há anos.
O mínimo que essa gente deveria fazer é RESPEITAR A CONSTITUIÇÃO: “proibido de participar de atividades políticas”.
Texto típico de esquerda, que visa sempre distorcer os fatos ou propagar notícias falsas! Defender CPMF? Fim de 13°? Constitucionalmente falando o 13° é uma cláusula petrea que inclusive é reconhecido assim por diversos juristas brasileiros. Segundo que em nenhum momento o economista Paulo Guedes defende tanto a CPMF nem se quer retirada de direitos a classe trabalhadora. Aproveite e coloque no Correio Braziliense o comentário do Bolsonaro sobre a fala do seu vice.
Mas o o general Mourão declarou tudo isso em videos que estão no Youtube, qualquer um pode conferir, o mesmo general também declarou que desejaria uma nova constituição sem participação popular.
Sobre a declaração do Mourão, ele estava falando em uma palestra para empresários sobre o custo que o empresário tem na enorme carga tributária sobre a folha de pagamento. E ontem em entrevista para o Datena o Bolsonaro fez questão de falar sobre isso. O que se trata é que procuram propagar vídeos e informações sem contexto.