CBNFOT221020213199Moro Foto: Alan Santos/PR

Moro vê associação de Bolsonaro com o “corrupto” Valdemar como trunfo

Publicado em Economia

Aliados do ex-juiz Sergio Moro dizem que ele viu com “satisfação” a associação do presidente Jair Bolsonaro com o “corrupto” Valdemar da Costa Neto. Para Moro, ao se filiar ao PL, Bolsonaro rasgou de vez o discurso contra a corrupção.

 

Na avaliação do entorno de Moro, quanto mais Bolsonaro associar sua imagem ao que há de pior no Centrão, mais eleitores de direita que votaram no presidente em 2018 vão abandoná-lo. E o caminho natural, acreditam, será a adesão à candidatura do ex-juiz.

 

A filiação de Bolsonaro ao PL foi confirmada pelo próprio Valdemar da Costa Neto, por meio de um áudio (ouça abaixo) que ele vazou. Na gravação, Costa Neto diz que Bolsonaro negociou tudo com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, do PP, para evitar um racha no Centrão.

 

https://anchor.fm/cbpoder/embed/episodes/Valdemar-Costa-Neto-confirma-filiao-de-Bolsonaro-ao-PL-e1a0knd

 

Moro, que foi ministro da Justiça de Bolsonaro, se filiará ao Podemos nesta quarta-feira (10/11). A perspectiva é de que ele seja o candidato à Presidência da República em 2022 pela legenda. Há um grupo, porém, que defende que o ex-juiz saia ao Senado por São Paulo.

 

O desejo de Moro, no entanto, é tirar Bolsonaro do segundo turno das eleições e derrotar Lula, do PT, na disputa final. O ex-juiz da Lava-Jato já começou a montar sua equipe. Convidou, por exemplo, Roberto Rodrigues, que foi ministro da Agricultura de Lula, para elaborar propostas econômicas.

 

Apesar da filiação ao Podemos, não está descartada uma adesão do União Brasil, fusão do DEM com o PSL, à candidatura de Moro. O deputado Luciano Bivar, presidente do PSL, tem conversado muito com o ex-ministro da Justiça.

 

Brasília, 11h25min