Mesmo com expansão, indústria ainda patina

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

A indústria brasileira continua a patinar, mesmo com alta de 0,9% no primeiro trimestre. A construção civil amargou retração de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de postos de trabalho nos canteiros de obra encolheu 9,5% e as operações de crédito para o setor tiveram um decréscimo de 3,3%.

A indústria de transformação também amargou resultado negativo e registrou queda 1%. Por outro lado, a produção e distribuição de eletricidade, gás e água teve alta de 4,4% e a indústria extrativa mineral registrou crescimento de 9,7%. Esse resultado foi impulsionado pelo aumento na produção de petróleo, gás natural e de minérios ferrosos.

No caso da indústria de transformação, a produção de veículos e de equipamento de informática, produtos eletrônicos e ópticos tiveram crescimento e impediram uma queda maior do setor. Por outro lado, derivados do petróleo, biocombustíveis, móveis, embarcações, aeronaves e veículos ferroviários tiveram queda na fabricação.